Interesse moderno pelo folclore

nação e cultura no Mapa Musical do Brasil da gravadora Marcus Pereira

Autores

  • João Miguel Sautchuk

Palavras-chave:

Música popular brasileira, consumo musical, cultura popular, nacionalismo

Resumo

Analiso a construção de uma imagem de nação no “Mapa Musical do Brasil” produzido pela gravadora Discos Marcus Pereira entre 1972 e 1976. Tal representação da nacionalidade brasileira colocava a “cultura popular” como guardiã da autenticidade cultural do país. A análise volta-se, por um lado, para as idéias de nacionalidade e de cultura popular sustentadas pelos integrantes da gravadora e para a articulação dessas representações no processo de produção dos discos. Por outro, olha o disco enquanto objeto de consumo que propõe um ato de música por meio da fusão de sistemas de significados (som, imagem, texto) e como dispositivo simbólico que suscita, nesse caso, uma experiência da nacionalidade.

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Referências

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Discografia
Música Popular do Nordeste 1. 1973. 403.5001.
Música Popular do Nordeste 2. 1973. 403.5002.
Música Popular do Nordeste 3. 1973. 403.5003.
Música Popular do Nordeste 4. 1973. 403.5004.
Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste 1. 1974. 410.5011.
Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste 2. 1974. 410.5012.
Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste 3. 1974. 410.5013.
Música Popular do Centro-Oeste/Sudeste 4. 1974. 410.5014.
Música Popular do Sul 1. 1975. MPA 2010.
Música Popular do Sul 2. 1975. MPA 2011.
Música Popular do Sul 3. 1975. MPA 2012.
Música Popular do Sul 4. 1975. MPA 2013.
Música Popular do Norte 1. 1976. MPA 9352.
Música Popular do Norte 2. 1976. MPA 9353.
Música Popular do Norte 3. 1976. MPA 9354.
Música Popular do Norte 4. 1976. MPA 9355.

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Publicado

2018-02-19

Como Citar

Sautchuk, João Miguel. 2018. “Interesse Moderno Pelo Folclore: Nação E Cultura No Mapa Musical Do Brasil Da Gravadora Marcus Pereira”. Anuário Antropológico 37 (1):261-88. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6910.

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