Novas tendências do indigenismo brasileiro

Autores

  • Roque de Barros Laraia

Palavras-chave:

Cenferência

Resumo

Desde o inicio da historia das relações entre indios e brancos no Brasil pode-se identificar a existência de uma preocupação com a integração das populações indígenas. O conceito de integração, entretanto, tem a propriedade de apresentar inúmeros significados, dependendo da época e do usuário. No século XVI, significava a redenção dos índios através da fé, que em outras palavras significava a destruição das crenças tribais e sua substituição pelas doutrinas alienígenas. Apesar das mudanças ocorridas no comportamento das missões, nestes últimos séculos, ainda é possível encontrar missionários que utilizam o conceito de integração com o mesmo valor semântico do século XVI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOSTINHO, Pedro. “ Incapacidade Civil relativa à Tutela de Indios” In O tndio Perante o Direito, Silvio Coelho dos Santos (org.). Florianópolis: Editora da UFSC, 1982.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Teses sobre o Indigenismo Brasileiro, Anuario Antropológico 79. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1981.
LARAIA, Roque de Barros. Integração e Utopia, Revista de Cultura Vozes, n.° 3, ano 70, Petrópolis, 1976.
RIBEIRO, Darcy. A Política Indigenista Brasileira. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, 1962.

Downloads

Publicado

2018-01-24

Como Citar

Laraia, Roque de Barros. 2018. “Novas Tendências Do Indigenismo Brasileiro”. Anuário Antropológico 8 (1):245-53. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6312.

Edição

Seção

Conferência