Campesinatos e política

Autores

  • Otávio Guilherme Velho

Palavras-chave:

Antropologia, Crítica, Sociedade Rural

Resumo

No primeiro número do Anuário Antropológico foi publicada uma resenha assinada por Moacir Palmeira (1978) de meu livro Capitalismo Autoritário e Campesinato (Velho, 1976). P a ra muito além da capacidade profissional do seu autor e de seu sentimento de ética acadêmica, todos muito bem conhecidos de seus pares, a rssenha reflete uma grande generosidade. Ao mesmo tempo, tra ta -s e de uma peça exemplar de crítica no seu sentido mais justo e invulgar pela forma com que p en e tra no texto e persegue as suas implicações. Assim sendo, essa resenha me fornece uma oportunidade única de reflexão e de te n ta tiv a de av an ç ar as minhas próprias idéias a re speito de uma série de questões. Estou em concordância com diversas das observações, por demais parcimoniosas aliás, e quanto a outras tan ta s, da maior importância p a ra mim, espero te r oportunidade de voltar a elas em o u tra ocasião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMIN, Samir e VERGOPOULOS, Kostas. A questão agrária e o capitalismo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
BASTOS, Eliane C. O. Gonçalves. “Lavoura branca para o gasto ou laranja para vender? Hábitos Alimentares de produtores de laranja no Estado do Rio de Janeiro”. In: Relatório do Grupo de Pesquisa do MUseu Nacional. (Participante do Projeto Hábitos Alimentares em Camadas de Baixa Renda FINEP/FUB/UFRJ, org. p/Otávio Velho, mim.) 1977.
CHAYANOV, A. V. Peasant Farm Organization. In: The theory of peasant Economy. Org. p/D. Thorner, B. Kerblay e R. E. F. Smith, Richard D. Irwin Inc, 111. 1966.
GARCIA JR., Afranio R. Terra de trabalho. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), mim. 1976.
FURTADO, Celso. Prefácio à nova Economia Política. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
LENIN, V. I. The Development of Capitalism in Russia. Moscou, Progress Publishers, 1974.
LINS E SILVA, Tatiana. “Os curupiara foram embora! Um estudo sobre alimentação e reprodução da força de trabalho entre camponeses paraenses”. In: Relatório do Grupo de Pesquisa do Museu Nacional. (Participante do Projeto Hábitos Alimentares em Camadas Sociais de Baixa Renda FINEP/FUB/UFRJ, org. p/Otávio G. Velho, mim.) 1977.
NEVES, Delma Pessanha. Reprodução social dos pequenos fornecedores de cana. Projetos de dissertação de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), mim. 1977.
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. As facções e a ordem política em uma reserva Tukuna. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília, mim. 1977.
PACHECO, Maria Emília L. “Circuitos de mercado e padrões de consumo alimentar entre camponeses de origem cearense numa região do Pará”. In: Relatório do Grupo de Pesquisa do Museu Nacional. (Participante do Projeto Hábitos Alimentares em Camadas de Baixa Renda FINEP/ FUB/UFRJ, og. p/Otávio G. Velho, mim.) 1977.
PALMEIRA, Moacir. “Campesinato, fronteira e política”. In: Anuário antropológico/? 6. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1977.
REY, Pierre-Philippe. Les alliances de classes. Paris, François Maspéro, 1973.
SAHLINS, Marshall. Stone âge économes. Chieago, Aldtne Publishing Co., 1974.
SIGAUD, Lígia. Os clandestinos e os direitos: estudo sobre trabalhadores de cana de açúcar de Pernambuco. Tese de doutoramento apresentada ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, mim. 1977.
SWARTZ, Marc J. (org.). Local-level polities. Chicago, Aldine Publishing Co., 1968.
TEPICHT, Jerzy. “Les complexités de l’économie paysanne”. In: Information sur les sciences sociales. Conseil International des Sciences Sociales, dez. 1969.
---------------- ..Marxisme et agriculture: le paysan Polonais. Paris, Armand Colin, 1973.
VELHO, Otávio Guilherme. “O conceito de camponês e sua aplicação à análise do meio rural brasileiro”. América Latina, Ano 12, n.° 1. 1969.
----------------. Frentes de expansão e estrutura agrária. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1972.
----------------. Capitalismo autoritário e campesinato. Col. Corpo e Alma do Brasil. São Paulo, DIFEL, 1976.
----------------. Introdução. In: Relatório do Grupo de Pesquisa do Museu Nacional. (Participante do Projeto Hábitos alimentares em Camadas de Baixa Rendo FINEP/FUB/UFRJ, og. p/Otávio G. Velho, mim.) 1977.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1967.

Downloads

Publicado

2018-01-12

Como Citar

Velho, Otávio Guilherme. 2018. “Campesinatos E política”. Anuário Antropológico 2 (1):277-97. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6049.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.