Campesinatos e política
Palabras clave:
Antropologia, Crítica, Sociedade RuralResumen
No primeiro número do Anuário Antropológico foi publicada uma resenha assinada por Moacir Palmeira (1978) de meu livro Capitalismo Autoritário e Campesinato (Velho, 1976). P a ra muito além da capacidade profissional do seu autor e de seu sentimento de ética acadêmica, todos muito bem conhecidos de seus pares, a rssenha reflete uma grande generosidade. Ao mesmo tempo, tra ta -s e de uma peça exemplar de crítica no seu sentido mais justo e invulgar pela forma com que p en e tra no texto e persegue as suas implicações. Assim sendo, essa resenha me fornece uma oportunidade única de reflexão e de te n ta tiv a de av an ç ar as minhas próprias idéias a re speito de uma série de questões. Estou em concordância com diversas das observações, por demais parcimoniosas aliás, e quanto a outras tan ta s, da maior importância p a ra mim, espero te r oportunidade de voltar a elas em o u tra ocasião.
Descargas
Citas
BASTOS, Eliane C. O. Gonçalves. “Lavoura branca para o gasto ou laranja para vender? Hábitos Alimentares de produtores de laranja no Estado do Rio de Janeiro”. In: Relatório do Grupo de Pesquisa do MUseu Nacional. (Participante do Projeto Hábitos Alimentares em Camadas de Baixa Renda FINEP/FUB/UFRJ, org. p/Otávio Velho, mim.) 1977.
CHAYANOV, A. V. Peasant Farm Organization. In: The theory of peasant Economy. Org. p/D. Thorner, B. Kerblay e R. E. F. Smith, Richard D. Irwin Inc, 111. 1966.
GARCIA JR., Afranio R. Terra de trabalho. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), mim. 1976.
FURTADO, Celso. Prefácio à nova Economia Política. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
LENIN, V. I. The Development of Capitalism in Russia. Moscou, Progress Publishers, 1974.
LINS E SILVA, Tatiana. “Os curupiara foram embora! Um estudo sobre alimentação e reprodução da força de trabalho entre camponeses paraenses”. In: Relatório do Grupo de Pesquisa do Museu Nacional. (Participante do Projeto Hábitos Alimentares em Camadas Sociais de Baixa Renda FINEP/FUB/UFRJ, org. p/Otávio G. Velho, mim.) 1977.
NEVES, Delma Pessanha. Reprodução social dos pequenos fornecedores de cana. Projetos de dissertação de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), mim. 1977.
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. As facções e a ordem política em uma reserva Tukuna. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília, mim. 1977.
PACHECO, Maria Emília L. “Circuitos de mercado e padrões de consumo alimentar entre camponeses de origem cearense numa região do Pará”. In: Relatório do Grupo de Pesquisa do Museu Nacional. (Participante do Projeto Hábitos Alimentares em Camadas de Baixa Renda FINEP/ FUB/UFRJ, og. p/Otávio G. Velho, mim.) 1977.
PALMEIRA, Moacir. “Campesinato, fronteira e política”. In: Anuário antropológico/? 6. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1977.
REY, Pierre-Philippe. Les alliances de classes. Paris, François Maspéro, 1973.
SAHLINS, Marshall. Stone âge économes. Chieago, Aldtne Publishing Co., 1974.
SIGAUD, Lígia. Os clandestinos e os direitos: estudo sobre trabalhadores de cana de açúcar de Pernambuco. Tese de doutoramento apresentada ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo, mim. 1977.
SWARTZ, Marc J. (org.). Local-level polities. Chicago, Aldine Publishing Co., 1968.
TEPICHT, Jerzy. “Les complexités de l’économie paysanne”. In: Information sur les sciences sociales. Conseil International des Sciences Sociales, dez. 1969.
---------------- ..Marxisme et agriculture: le paysan Polonais. Paris, Armand Colin, 1973.
VELHO, Otávio Guilherme. “O conceito de camponês e sua aplicação à análise do meio rural brasileiro”. América Latina, Ano 12, n.° 1. 1969.
----------------. Frentes de expansão e estrutura agrária. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1972.
----------------. Capitalismo autoritário e campesinato. Col. Corpo e Alma do Brasil. São Paulo, DIFEL, 1976.
----------------. Introdução. In: Relatório do Grupo de Pesquisa do Museu Nacional. (Participante do Projeto Hábitos alimentares em Camadas de Baixa Rendo FINEP/FUB/UFRJ, og. p/Otávio G. Velho, mim.) 1977.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1967.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1978 Anuário Antropológico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en