O desafio analítico da cidadania à brasileira: apontamentos para um campo de estudos cada vez mais necessário
DOI:
https://doi.org/10.4000/153hiPalavras-chave:
Simpósio de Livro, Desigualdade de tratamento e cidadania no Brasil: pontos, contrapontos e dilemas da igualdade cidadãResumo
O recentemente lançado livro de Luís Roberto Cardoso de Oliveira apresenta um arco de evolução teórica sobre o tema da cidadania e dos direitos no Brasil, ancorado em 15 anos de pesquisas e debates em redes acadêmicas variadas, atestando a importância das trocas e das etnografias para a produção teórica na Antropologia.
Pensando em como organizar minha contribuição para o debate, decidi fazer dois movimentos. Primeiro, quero recuperar aqui alguns pontos dessa longa trajetória pensando em delinear uma linhagem que marca, dentre outras, o lugar desse livro no campo da antropologia do direito no Brasil.
Em seguida, quero descrever, quase que na forma de uma vulgata, o enquadramento analítico que o autor propõe. Ao fazê-lo, levanto, a título de provocação (no bom sentido) algumas reflexões para expansão da interlocução teórica sobre o tema e sobre os efeitos desse enquadramento para a interpretação das realidades etnográficas que temos pela frente.
Downloads
Referências
Carvalho, José Murilo de. 2001. Cidadania no Brasil: O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
DaMatta, Roberto. 1979. Carnavais, malandros e heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
DaMatta, Roberto. 1985. A casa e a rua: Espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Brasiliense.
Dumont, Louis. 1983. Essais sur l'individualisme: Une perspective anthropologique sur l'idéologie moderne. Paris: Éditions du Seuil.
Fassin, Didier. 2010. La raison humanitaire: Une histoire morale du temps présent. Paris: Éditions Gallimard/Seuil.
Geertz, Clifford. 1983. “Facts and law in comparative perspective”. In Local knowledge: Further essays in interpretive anthropology, 167–234. New York: Basic Books.
Kant de Lima, Roberto. 2010. “Sensibilidades jurídicas, saber e poder: Bases culturais de alguns aspectos do direito brasileiro em uma perspectiva comparada”. Anuário Antropológico, 35, nº 2: 25–51.
Misse, Michel, org. 2006. Crime e violência no Brasil contemporâneo: Estudos de sociologia do crime e da violência urbana. Rio de Janeiro: Lumen Juris.
Rifiotis, Theophilos. 2018. “Entre l’État, les institutions et les sujets: Considérations sur l’assujettissement, la résistance et les moralités”. Anuário Antropológico, 43, nº 2: 337–59.
Santos, Wanderley Guilherme dos. 1987. Cidadania e justiça: A política social na ordem brasileira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus.
Sousa Santos, Boaventura de. 2003. Reconhecer para libertar: Os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel Simião

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
