O desafio analítico da cidadania à brasileira: apontamentos para um campo de estudos cada vez mais necessário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/153hi

Palavras-chave:

Simpósio de Livro, Desigualdade de tratamento e cidadania no Brasil: pontos, contrapontos e dilemas da igualdade cidadã

Resumo

O recentemente lançado livro de Luís Roberto Cardoso de Oliveira apresenta um arco de evolução teórica sobre o tema da cidadania e dos direitos no Brasil, ancorado em 15 anos de pesquisas e debates em redes acadêmicas variadas, atestando a importância das trocas e das etnografias para a produção teórica na Antropologia.

Pensando em como organizar minha contribuição para o debate, decidi fazer dois movimentos. Primeiro, quero recuperar aqui alguns pontos dessa longa trajetória pensando em delinear uma linhagem que marca, dentre outras, o lugar desse livro no campo da antropologia do direito no Brasil.

Em seguida, quero descrever, quase que na forma de uma vulgata, o enquadramento analítico que o autor propõe. Ao fazê-lo, levanto, a título de provocação (no bom sentido) algumas reflexões para expansão da interlocução teórica sobre o tema e sobre os efeitos desse enquadramento para a interpretação das realidades etnográficas que temos pela frente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Simião, Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Brasília, DF, Brasil

Doutor em Antropologia Social, professor associado do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília e pesquisador do CNPq.

Referências

Carvalho, José Murilo de. 2001. Cidadania no Brasil: O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

DaMatta, Roberto. 1979. Carnavais, malandros e heróis: Para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

DaMatta, Roberto. 1985. A casa e a rua: Espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Brasiliense.

Dumont, Louis. 1983. Essais sur l'individualisme: Une perspective anthropologique sur l'idéologie moderne. Paris: Éditions du Seuil.

Fassin, Didier. 2010. La raison humanitaire: Une histoire morale du temps présent. Paris: Éditions Gallimard/Seuil.

Geertz, Clifford. 1983. “Facts and law in comparative perspective”. In Local knowledge: Further essays in interpretive anthropology, 167–234. New York: Basic Books.

Kant de Lima, Roberto. 2010. “Sensibilidades jurídicas, saber e poder: Bases culturais de alguns aspectos do direito brasileiro em uma perspectiva comparada”. Anuário Antropológico, 35, nº 2: 25–51.

Misse, Michel, org. 2006. Crime e violência no Brasil contemporâneo: Estudos de sociologia do crime e da violência urbana. Rio de Janeiro: Lumen Juris.

Rifiotis, Theophilos. 2018. “Entre l’État, les institutions et les sujets: Considérations sur l’assujettissement, la résistance et les moralités”. Anuário Antropológico, 43, nº 2: 337–59.

Santos, Wanderley Guilherme dos. 1987. Cidadania e justiça: A política social na ordem brasileira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Campus.

Sousa Santos, Boaventura de. 2003. Reconhecer para libertar: Os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Downloads

Publicado

2025-11-24

Como Citar

Simião, Daniel. 2025. “O Desafio analítico Da Cidadania à Brasileira: Apontamentos Para Um Campo De Estudos Cada Vez Mais necessário”. Anuário Antropológico 50 (1):e-153hi. https://doi.org/10.4000/153hi.

Edição

Seção

Simpósio de livro