De um lado, sobrecarga de trabalho; de outro, falta de concentração: a relação entre docentes e estudantes de escola pública e privada de Porto Alegre durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.4000/aa.11434Palavras-chave:
educação, ensino remoto, pandemia, covid-19Resumo
O ensino remoto emergencial, observado de 2020 a 2021 durante a pandemia de Covid-19, sob a perspectiva de estudantes e educadores de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre/RS, além de saberes situados, reverbera questionamentos para fora deste marco temporal extraordinário. A pesquisa etnográfica, realizada em duas etapas principais - entrevistas com equipes pedagógicas e observações participantes de aulas síncronas - identificou fatores que, até a pandemia, não estavam no centro das reflexões acerca da desigualdade educacional (tecnológicos, familiares, emocionais e de infraestrutura doméstica), além de comportamentos, personalidades, linguagens e referências culturais diferentes de acordo com a classe social e o gênero do estudante. Do ponto de vista dos profissionais educacionais, à realidade dura das educadoras da instituição pública (acúmulo de disciplinas, extensa carga horária de trabalho e triplas jornadas) se somaram descobertas sobre o relacionamento professor-aluno e escolhas metodológicas online.
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