A norma liberal transbordada: uma contribuição brasileira à antropologia do direito por Luís Roberto Cardoso de Oliveira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.10163

Palavras-chave:

Luís Roberto Cardoso de Oliveira, Thévenot, Comentário

Resumo

Do ponto de vista internacional, o trabalho do professor Luís Roberto Cardoso de Oliveira é de primordial importância, em razão do objeto e do método. O texto sob discussão traz uma visão sintética de sua pesquisa, que beneficia a análise da administração de conflitos, tema do laboratório CAJU (Laboratório de Estudos de Cidadania, Administração de Conflitos e Justiça), que ele lidera na Universidade de Brasília, e da vasta rede do InEAC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Comparados de Administração de Conflitos). Esses centros de pesquisa e aprendizagem coletiva demonstram a força da antropologia do direito desenvolvida no Brasil, amplamente aberta a outras disciplinas, incluindo, além de direito, filosofia política e moral, ciência política e sociologia. Essa antropologia não apenas lança uma luz excepcional sobre a situação brasileira; ela também traz uma contribuição geral para a antropologia do direito, da política e da moralidade, sob uma perspectiva comparada, cobrindo a América do Norte, a Europa e o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laurent Thévenot, École des Hautes Etudes en Sciences Sociales

Professor honorário (Directeur d’études) na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris. Seguindo em sua pesquisa sobre “codificação social” e “investimento em formas (convencionais)” que contribuem para a coordenação da ação econômica e social, é coautor, com Luc Boltanski, de On Justification (2006 [1991]), que analisa os repertórios mais legítimos de avaliação que regem as relações políticas, econômicas e sociais. O livro tem sido influente nas novas ciências sociais francesas (“Pragmatic sociology”) e na “Convention Theory”, uma vertente da Economia Institucional e da Sociologia Econômica. Em seu trabalho posterior (L’action au pluriel: Sociologie des régimes d’engagement, 2006), Thévenot ofereceu uma extensão da estrutura analítica da justificação para lidar com uma pluralidade de maneiras pelas quais as pessoas se engajam com o ambiente material e com os outros, da intimidade ao nível das convenções públicas. Esse desenvolvimento levou a uma abordagem crítica da atual “governança por padrões e objetivos” e, em cooperação sustentada com estudiosos do direito, de Modes of normativity and normative transformations (coeditado com Véronique Champeil-Desplats e Jérome Porta, Paris, L.G.D.J. 2020). Esta sociologia de convenções e compromissos informou programas internacionais colaborativos que comparam arquiteturas de comunidades na Europa Ocidental (European Journal of Cultural and Political Sociology, edição especial sobre “Politics of Engagement in an Age of Differing Voices” coeditado com Eeva Luhtakallio, 2018, 5 (1-2)), Rússia (Revue d’Etudes Comparatives Est-Ouest, número especial sobre “Critiquer et agir en Russie” co-editado com Françoise Daucé e Kathy Rousselet, 2017, 48(3-4)) e Estados Unidos (Rethinking Comparative Cultural Sociology: Repertoires of Evaluation in France, coeditado com Michèle Lamont, Cambridge University Press, 2000).

Referências

Berger, Peter. 1970. “On the Obsolescence of the Concept of Honour”. European Journal of Sociology / Archives Européennes de Sociologie / Europäisches Archiv für Soziologie 11, nº 2: 339–47.

Boltanski, Luc, e Lauren Thévenot. 2020. “Críticas e justificações de A justificação”. In A justificação: sobre as economias da grandeza, 29–84. Traduzido por Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

Cardoso de Oliveira, Luís Roberto. 2022. “Direitos Ético-Morais e a Administração de Conflitos”. Anuário Antropológico.

Ferro, Marc. 2007. Le ressentiment dans l’histoire. Comprendre notre temps. Paris: Odile Jacob.

Thévenot, Laurent. 2019. “What engages. The sociology of justifications, conventions, and engagements, meeting norms”. La Revue des Droits de l’Homme, nº 16: 1–16. https://journals.openedition.org/revdh/7114

Thévenot, Laurent. No prelo. “Os passivos da humanidade comum”. In Questões de moral, moral em questão: Estudos de sociologia e antropologia das moralidades, editado por Alexandre Werneck e Letícia Ferreira. Rio de Janeiro: Mórula.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Thévenot, Laurent. 2023. “A Norma Liberal Transbordada: Uma contribuição Brasileira à Antropologia Do Direito Por Luís Roberto Cardoso De Oliveira”. Anuário Antropológico 47 (3):82-87. https://doi.org/10.4000/aa.10163.

Edição

Seção

PPGAS 50 Anos
Share |

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.