CONTEMPLAÇÃO INTERPRETATIVA DAS CRIAÇÕES DAS PAISAGENS IMPRESSIONISTAS EM VERDE VAGOMUNDO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE BENEDICTO MONTEIRO, CLAUDE MONET E VAN GOGH
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.32719Palavras-chave:
Benedicto Monteiro. Claude Monet. Van Gogh. Construções paisagísticas. Impressionismo.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma interpretação (comparativa) entre duas construções paisagísticas contidas no romance Verde vagomundo, de Benedicto Monteiro (1992), e duas pinturas de Claude Monet (Matin sur la Seine, le beau temps e Impresão, nascer do sol) e uma de Van Gogh (Auto-retrato, 1887). Para tanto, amparar-nos-emos em Argan (1992) e Hauser (1994), ao discorrerem acerca dos aspectos característicos e, em certo sentido, filosóficos do Impressionismo; em Sandanello (2014, 2016), no que tange à fundamentação sobre o impressionismo literário (uma relação entre a estética do Impressionismo e a Literatura); em Lanson (1909), em seu estudo acerca da substância e adjetivação da palavra na prosa; e em Paes Loureiro (2001, 2015), ao falar sobre a poesia enquanto eterno devir e da fecundidade da Amazônia, berço de poeticidade em sua floresta. Ademais, externamos que as paisagens, tanto em pinturas, quanto em palavras, manifestam a poesia plasmada em pinturas “poemáticas” germinadas pela impressão.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução Denise Bottmann e Federico Carloti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BOSI, Alfredo. O encontro dos tempos. In: BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix; Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
CRISTÓVÃO, Maria Lúcia Claro. Descrição Pictórica: A influência da pintura impressionista na literatura francesa do século XIX. 131f. Dissertação (MESTRADO), Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Francesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-09122009-151952/publico/MARIA_LUICA_CLARO_CRISTOVAO.pdf. Acesso em 16 nov. 2019.
HAUSER, Arnold. Impressionismo. In: HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1994. p. 894-957.
LANSON, Gustave. Les éléments artistiques de la phrase au xix' siècle. In: LANSON, Gustave. L'art de la prose. 2 édition, 1909. p. 239-252.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. A poesia. In: LOUREIRO, João de Jesus Paes. João de Jesus Paes Loureiro: obras reunidas: teatro e ensaios. São Paulo: Escrituras, 2001. p. 317-324.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. 4 ed. Belém: Cultural Brasil, 2015.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Elementos de Estética. 3 ed. rev. ampl. Belém: EDUFPA, 2002.
MICHELETTI, Guaraciaba. Novas tendências dos estudos estilísticos. In: OLIVEIRA, Esther Gomes de; SILVA, Suzete (Orgs). Semânticas e Estilísticas: Dimensões Atuais do Significado e do Estilo. São Paulo: Pontes Editores, 2014. p. 383-402.
NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte. 2 ed. São Paulo: Editora Ática, 1989.
PAZ, Octávio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
SANDANELLO, Franco Baptista. A filosofia do Impressionismo. In: Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 10 ed., São Carlos, 2014. Anais do X Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, São Paulo: UFSCar, 2014. p. 152-166. Disponível em: http://www.ufscar.br/~semppgfil/wp-content/uploads/2012/05/17-Franco-Baptista-Sandanello.pdf. Acesso em 15 nov. 2019.
SANDANELLO, Franco Baptista. Por uma definição de impressionismo literário (ou para além do impressionismo na literatura). Afluente, UFMA/Campus III, v.1, n.2, jul/set. 2016, p. 155-175. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/download/5825/3475. Acesso em 16 nov. 2019.
STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da Poética. Tradução Celeste Aida Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.
SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013. Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-iniciacao-a-estetica-ariano-suassuna-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/. Acesso em 15 nov. 2019.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Água Viva
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.