CONTEMPLAÇÃO INTERPRETATIVA DAS CRIAÇÕES DAS PAISAGENS IMPRESSIONISTAS EM VERDE VAGOMUNDO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE BENEDICTO MONTEIRO, CLAUDE MONET E VAN GOGH

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.32719

Mots-clés :

Benedicto. Monteiro. Claude Monet. Van Gogh.Constructions paysagères. Impressionnisme

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma interpretação (comparativa) entre duas construções paisagísticas contidas no romance Verde vagomundo, de Benedicto Monteiro (1992), e duas pinturas de Claude Monet (Matin sur la Seine, le beau temps e Impresão, nascer do sol) e uma de Van Gogh (Auto-retrato, 1887). Para tanto, amparar-nos-emos em Argan (1992) e Hauser (1994), ao discorrerem acerca dos aspectos característicos e, em certo sentido, filosóficos do Impressionismo; em Sandanello (2014, 2016), no que tange à fundamentação sobre o impressionismo literário (uma relação entre a estética do Impressionismo e a Literatura); em Lanson (1909), em seu estudo acerca da substância e adjetivação da palavra na prosa; e em Paes Loureiro (2001, 2015), ao falar sobre a poesia enquanto eterno devir e da fecundidade da Amazônia, berço de poeticidade em sua floresta. Ademais, externamos que as paisagens, tanto em pinturas, quanto em palavras, manifestam a poesia plasmada em pinturas “poemáticas” germinadas pela impressão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Adonai da Silva de Medeiros, UEPA

Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Letras língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Monitor bolsista pelo Programa de Monitoria (UEPA/CCSE), atualmente atuando como Monitor nas disciplinas Concepções Literárias Universais, Literatura Infantojuvenil e Literatura Brasileira II, tendo também atuado como Monitor nas disciplinas Teoria Literária/Literatura (2018-2019) e Literatura Portuguesa (2018). Membro integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens Artísticas e Estilos Poéticos (LAESP-UEPA), vinculado a linha de pesquisa Literatura, Escrita e Estilo.

Raphael Bessa Ferreira, UEPA

Professor Assistente IV (TIDE) da área de Literatura do Departamento de Língua e Literatura da Universidade do Estado do Pará. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Mestre em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2010). Graduado em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade da Amazônia (2008). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagens Artísticas e Estilos Poéticos (LAESP). Membro do Grupo de Pesquisa "Estudos do Léxico no Discurso Literário", da USP. Membro (Annuaire) da Association Internationale de Stylistique (AIS). Editor-chefe da Ribanceira, Revista de Letras da Universidade do Estado do Pará.

Références

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução Denise Bottmann e Federico Carloti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BOSI, Alfredo. O encontro dos tempos. In: BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix; Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.

CRISTÓVÃO, Maria Lúcia Claro. Descrição Pictórica: A influência da pintura impressionista na literatura francesa do século XIX. 131f. Dissertação (MESTRADO), Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Francesa, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-09122009-151952/publico/MARIA_LUICA_CLARO_CRISTOVAO.pdf. Acesso em 16 nov. 2019.

HAUSER, Arnold. Impressionismo. In: HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1994. p. 894-957.

LANSON, Gustave. Les éléments artistiques de la phrase au xix' siècle. In: LANSON, Gustave. L'art de la prose. 2 édition, 1909. p. 239-252.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. A poesia. In: LOUREIRO, João de Jesus Paes. João de Jesus Paes Loureiro: obras reunidas: teatro e ensaios. São Paulo: Escrituras, 2001. p. 317-324.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. 4 ed. Belém: Cultural Brasil, 2015.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Elementos de Estética. 3 ed. rev. ampl. Belém: EDUFPA, 2002.

MICHELETTI, Guaraciaba. Novas tendências dos estudos estilísticos. In: OLIVEIRA, Esther Gomes de; SILVA, Suzete (Orgs). Semânticas e Estilísticas: Dimensões Atuais do Significado e do Estilo. São Paulo: Pontes Editores, 2014. p. 383-402.

NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte. 2 ed. São Paulo: Editora Ática, 1989.

PAZ, Octávio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

SANDANELLO, Franco Baptista. A filosofia do Impressionismo. In: Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 10 ed., São Carlos, 2014. Anais do X Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, São Paulo: UFSCar, 2014. p. 152-166. Disponível em: http://www.ufscar.br/~semppgfil/wp-content/uploads/2012/05/17-Franco-Baptista-Sandanello.pdf. Acesso em 15 nov. 2019.

SANDANELLO, Franco Baptista. Por uma definição de impressionismo literário (ou para além do impressionismo na literatura). Afluente, UFMA/Campus III, v.1, n.2, jul/set. 2016, p. 155-175. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/download/5825/3475. Acesso em 16 nov. 2019.

STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da Poética. Tradução Celeste Aida Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à estética. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013. Disponível em: http://lelivros.love/book/baixar-livro-iniciacao-a-estetica-ariano-suassuna-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/. Acesso em 15 nov. 2019.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Tradução Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2006.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-13

Comment citer

MEDEIROS, Adonai da Silva de; FERREIRA, Raphael Bessa. CONTEMPLAÇÃO INTERPRETATIVA DAS CRIAÇÕES DAS PAISAGENS IMPRESSIONISTAS EM VERDE VAGOMUNDO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE BENEDICTO MONTEIRO, CLAUDE MONET E VAN GOGH. Revista Água Viva, [S. l.], v. 6, n. 2, 2021. DOI: 10.26512/aguaviva.v6i2.32719. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/32719. Acesso em: 23 nov. 2024.