UMA ANÁLISE LITERÁRIA DE POLICARPO QUARESMA EM O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, DE LIMA BARRETO: NACIONALISTA OU LOUCO? DE TUDO UM POUCO!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12203

Palavras-chave:

Policarpo Quaresma; Cultura brasileira; Nacionalismo Ufânico.

Resumo

Este trabalho objetiva a investigar a construção da identidade e das representações do povo brasileiro por meio das vozes e dos discursos do personagem Policarpo Quaresma, levando em conta a análise literária crítica que empreendemos na leitura interdisciplinar que focalizamos, sobretudo no enredo do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, escrito pelo pré-modernista Lima Barreto. Para tanto, pautamo-nos teórico-metodologicamente nas perspectivas epistemológicas de Marilena Chauí (1987) e Renato Ortiz (2013), entre outros. Chegamos ao arremate que este estudo possibilitou outras leituras sobre a cultura brasileira daquela época, logo salientamos que a compreensão de como a literatura pode expressar sobre o contexto histórico de determinados grupos sociais, presentes na obra, além de enaltecemos as características estéticas da escrita deste escritor negro carioca no contexto da literatura brasileira, através do conjunto narratológico, resultado de um nacionalismo ufânico e, ao mesmo tempo, no fluxo de consciência crítica de seu protagonista Policarpo Quaresma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Maria Rafaelle de Moura Silva, UECE e Faculdade Tecnológica Cisne

Mestranda em História e Letras(FECLESC-UECE), Especialista em Administração em Recursos Humanos(UVA), Bacharel em Estilismo e Moda(UFC) e Técnica em Secretariado Escolar(Registro 9067). Coordenadora e professora do Curso de Design de Moda(Faculdade Tecnológica Cisne) e Coordenadora Interina do Curso de Produção Publicitária (Faculdade Tecnológica Cisne). Revisora Técnico-Pedagógica de itens do ENADE 2018, na área de Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. Atuou como professora substituta nos Cursos de Economia Doméstica e Design de Moda(UFC), Técnica dos Laboratórios do Curso de Design de Moda (Faculdade Católica do Ceará)e instrutora de Modelagem (SENAI e SENAC). Tem experiência em docência e gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Vestuário, Têxteis, Modelagem e Montagem, Desenvolvimento de Produtos de Moda, Gestão, Administração e Educação Profissional.

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UECE e UNILAB

É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE/SciencePG). Mestre em Teologia pela FTN (2017). Mestrando pelo Programa de Mestrado Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017) da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas. Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Revisor ad hoc da Revista Desempenho (editada e gerida pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UnB). É Revisor ad hoc da Revista EDUCAÇÃO EM FOCO. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG). É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016). 

Fátima Maria Leitão Araújo, UECE

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1987), Especialização em História das Idéias Políticas-UECE (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutorado Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2007). Diretora de Ensino de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE no período de junho de 2009 a janeiro de 2012. Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE (fevereiro a maio de 2012). Atualmente é Professora Associada do Curso de Graduação em História e do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MHIL e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Procuradora Educacional Institucional da IES (2012 a 2015). Tem experiência na área de História e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Ensino de História, História da Formação Docente e Biografias de Educadoras brasileiras.

Referências

BAUER, Otto. La cuestión de las nacionalidades y la socialdemocracia, Cidade do México, Siglo XXI, 1979.

BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 5. ed. São Paulo: FTD, 1998. (Coleção Grandes Leituras)

BRAIT, Beth. A Personagem. 5. ed. São Paulo: Ática S.A, 1993.

CHAUÃ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

OLIVEIRA, Cinezia Pina de Lima; LIMA, Leilane Teixeira de. Estudo das personagens do romance Triste Fim De Policarpo Quaresma de Lima Barreto. 2017. 37f. Monografia (Graduação em Letras), Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Letras (FALE), PARAGOMINAS.

ORTIZ, Renato. Imagens do Brasil. In: Revista Sociedade e Estado ”“ v. 28, n. 3 Setembro/Dezembro 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/se/v28n3/a08v28n3.pdf> Acesso em: 06 mar. 2018.

Publicado

2018-08-24

Como Citar

SILVA, Maria Rafaelle de Moura; PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira; ARAÚJO, Fátima Maria Leitão. UMA ANÁLISE LITERÁRIA DE POLICARPO QUARESMA EM O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, DE LIMA BARRETO: NACIONALISTA OU LOUCO? DE TUDO UM POUCO!. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12203. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12203. Acesso em: 24 nov. 2024.