UMA ANÁLISE LITERÁRIA DE POLICARPO QUARESMA EM O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, DE LIMA BARRETO: NACIONALISTA OU LOUCO? DE TUDO UM POUCO!
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12203Palabras clave:
Policarpo Quaresma; Cultura brasileira; Nacionalismo Ufânico.Resumen
Este trabalho objetiva a investigar a construção da identidade e das representações do povo brasileiro por meio das vozes e dos discursos do personagem Policarpo Quaresma, levando em conta a análise literária crítica que empreendemos na leitura interdisciplinar que focalizamos, sobretudo no enredo do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, escrito pelo pré-modernista Lima Barreto. Para tanto, pautamo-nos teórico-metodologicamente nas perspectivas epistemológicas de Marilena Chauí (1987) e Renato Ortiz (2013), entre outros. Chegamos ao arremate que este estudo possibilitou outras leituras sobre a cultura brasileira daquela época, logo salientamos que a compreensão de como a literatura pode expressar sobre o contexto histórico de determinados grupos sociais, presentes na obra, além de enaltecemos as características estéticas da escrita deste escritor negro carioca no contexto da literatura brasileira, através do conjunto narratológico, resultado de um nacionalismo ufânico e, ao mesmo tempo, no fluxo de consciência crítica de seu protagonista Policarpo Quaresma.
Descargas
Citas
BAUER, Otto. La cuestión de las nacionalidades y la socialdemocracia, Cidade do México, Siglo XXI, 1979.
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 5. ed. São Paulo: FTD, 1998. (Coleção Grandes Leituras)
BRAIT, Beth. A Personagem. 5. ed. São Paulo: Ática S.A, 1993.
CHAUÃ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
OLIVEIRA, Cinezia Pina de Lima; LIMA, Leilane Teixeira de. Estudo das personagens do romance Triste Fim De Policarpo Quaresma de Lima Barreto. 2017. 37f. Monografia (Graduação em Letras), Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Letras (FALE), PARAGOMINAS.
ORTIZ, Renato. Imagens do Brasil. In: Revista Sociedade e Estado ”“ v. 28, n. 3 Setembro/Dezembro 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/se/v28n3/a08v28n3.pdf> Acesso em: 06 mar. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.