O ETHOS DISCURSIVO DE JESUS CRISTO EM PARÁBOLAS DO NOVO TESTAMENTO NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10328

Palavras-chave:

Ethos Discursivo; Jesus Cristo; Evangelhos Canônicos; Análise de Discurso.

Resumo

Este artigo é resultado de atividades práticas na disciplina de Análise de Discurso no decorrer das aulas no curso de Letras da Fafidam / UECE. Ao longo desta disciplina, procuramos analisar a construção do ethos de Jesus Cristo nos Evangelhos do Novo Testamento, sob a égide da AD francesa, visando a examinar discursivamente os evangelhos canônicos a fim de construir a materialidade da imagem de Cristo pelos evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João. Entende-se, a priori, que os evangelhos são de fundamental importância como fonte de conhecimento sobre o nascimento, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo (HÖRSTER, 1996). Nesta pesquisa, adotamos a perspectiva teórica da análise do discurso e da semiótica, levando em conta o contexto da construção do ethos discursivo de Jesus Cristo nos relatos dos evangelistas, baseado em parâmetros teológicos e discursivos, percebendo quais os aspectos analisados ”‹”‹e as hipóteses que apresentamos puderam contribuir para a escolha da pesquisa qualitativa, uma vez que o foco desta tipologia de pesquisa nos oferece um corpus obtido por meio do contato direto e interativo do pesquisador com o objeto de estudo na perspectiva da revisão da literatura. Por último, entendemos que a análise discursiva e teológica adotada culminou no entendimento de que as parábolas de Jesus são breves narrativas, margeadas de um conteúdo alegórico, usadas na pregação e nos sermões de Jesus com o propósito de transmitir seus ensinamentos aos gentios, e para todos que têm contato com os textos sagrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UECE e UNILAB

É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE), 2017. Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016).

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos Ideológicos de Estado. In: ZIZEK, S. Um mapa da ideologia. (Trad. Ribeiro, V.). Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
AURÉLIO, R. P. Oferecendo uma imagem de si: A (des) construção do Ethos discursivo da Candidata Dilma Rousseff. Revista Vozes dos Vales da UFVJM: Publicações Acadêmicas ”“ MG ”“ Brasil ”“ Nº 02 ”“ Ano I ”“ 10/2012. pp. 1-20.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina G. G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997a.
____. Problemas da poética de Dostoiévski. 2. ed.rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997b.
____. Os gêneros do discurso. In: ____. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003a. p. 261-306.
BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. (Tradução de João Ferreira de Almeida). Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil, 1993.
____. BÍBLIA Sagrada. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1995, pp. 1-178.
BUCKLAND, A. R. Dicionário bíblico universal. Tradução Joaquim dos Santos Figueiredo. 17.ed. São Paulo: Vida, 2001.
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. 3. ed Campinas: Unicamp, 1994.
____. Introdução à análise de discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
____. Discurso Político. Trad. Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Contexto, 2006.
____. Linguagem e Discurso: Modos de Organização. Trad. Angela M.S. Corrêa & Ida Lucia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.
DONALD, G. New Testament Introduction (Downers Grove, Inter-Versaty Press, 1970).
FIORIN, J. L. Elementos de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2005.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
GONÇALVES, J. B. C. G. Poder e afeto nas narrativas bíblicas: uma análise da construção do ethos discursivo nas parábolas contadas por Jesus. 350f. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2006.
GRENZ, S. J.; GURETZKI, D.; NORDLING, C. F. Dicionário de teologia. (Tradução Josué Ribeiro). 3.ed. São Paulo: Vida, 2002.
HÖRSTER, G. Introdução e Síntese do Novo Testamento. Editora Evangélica Esperança; Curitiba, 1996.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LOPES, A. N. A Bíblia e seus Intérpretes. Uma Breve História da Interpretação. 2. ed. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2007.
MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Unicamp, 1997.
____. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Contexto, 2001.
____. Cenas da Enunciação. 1 ed. Curitiba: Criar Edições, 2006.
____. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar, 2007.
ORLANDI, E. Análise de Discurso ”“ Princípios & Procedimentos. 3. ed. São Paulo: Pontes, 2001.
____. (org). Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 1996.
PÊCHEUX, M. (1969). “Análise automática do discurso (AAD-69)”. In: GADET & HAK (org.). Por uma análise automática do discurso. 3. ed., Campinas: Ed. da Unicamp, 1997, p. 61.
____. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução E. P. Orlandi [et al.] Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
POSTAL, J. Uma imagem caleidoscópica de Jesus: o ethos de Cristo depreendido dos evangelhos canônicos. 2010. 379f. Tese (Doutorado em Letras). Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010.
ROBERT, H. G. Mark: a commentary on his apology for the cross (Grand Rapids, Wm. B. Eerdmans, 1992).
SERRANI, S. A Linguagem na Pesquisa Sociocultural. 2.ed.Campinas: Editora da Unicamp, 1997).

Downloads

Publicado

2017-01-18

Como Citar

PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira. O ETHOS DISCURSIVO DE JESUS CRISTO EM PARÁBOLAS DO NOVO TESTAMENTO NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i1.10328. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10328. Acesso em: 27 abr. 2024.