O ETHOS DISCURSIVO DE JESUS CRISTO EM PARÁBOLAS DO NOVO TESTAMENTO NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10328

Palavras-chave:

Ethos Discursivo; Jesus Cristo; Evangelhos Canônicos; Análise de Discurso.

Resumo

Este artigo é resultado de atividades práticas na disciplina de Análise de Discurso no decorrer das aulas no curso de Letras da Fafidam / UECE. Ao longo desta disciplina, procuramos analisar a construção do ethos de Jesus Cristo nos Evangelhos do Novo Testamento, sob a égide da AD francesa, visando a examinar discursivamente os evangelhos canônicos a fim de construir a materialidade da imagem de Cristo pelos evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João. Entende-se, a priori, que os evangelhos são de fundamental importância como fonte de conhecimento sobre o nascimento, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo (HÖRSTER, 1996). Nesta pesquisa, adotamos a perspectiva teórica da análise do discurso e da semiótica, levando em conta o contexto da construção do ethos discursivo de Jesus Cristo nos relatos dos evangelistas, baseado em parâmetros teológicos e discursivos, percebendo quais os aspectos analisados ”‹”‹e as hipóteses que apresentamos puderam contribuir para a escolha da pesquisa qualitativa, uma vez que o foco desta tipologia de pesquisa nos oferece um corpus obtido por meio do contato direto e interativo do pesquisador com o objeto de estudo na perspectiva da revisão da literatura. Por último, entendemos que a análise discursiva e teológica adotada culminou no entendimento de que as parábolas de Jesus são breves narrativas, margeadas de um conteúdo alegórico, usadas na pregação e nos sermões de Jesus com o propósito de transmitir seus ensinamentos aos gentios, e para todos que têm contato com os textos sagrados.

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Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UECE e UNILAB

É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE), 2017. Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016).

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Publicado

2017-01-18

Como Citar

PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira. O ETHOS DISCURSIVO DE JESUS CRISTO EM PARÁBOLAS DO NOVO TESTAMENTO NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i1.10328. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10328. Acesso em: 21 nov. 2024.