TEORIA E PRÁTICA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENCONTROS E CONFLITOS

Autores

  • Pedro Afonso Barth UEM

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i2.10336

Palavras-chave:

Literatura infantil e juvenil; Currículo; Formação de professores.

Resumo

O presente trabalho analisa a presença da Literatura Infantil e Juvenil no ensino Fundamental por um enfoque teórico ”“ teorias e recomendações e prático ”“ analisando currículos de escolas e universidades. A análise permite afirmar que a universidade parece ignorar que o profissional da área de Letras precisa trabalhar literatura com crianças e adolescentes e, por sua vez, o currículo das escolas parece ignorar o papel humanizador e reflexivo que os textos literários podem exercer no contexto escolar. O percurso proposto nesse trabalho ”“ análise de plano de ensino da escola em comparação com parâmetros estaduais e nacionais e as teorias de literatura infantil e juvenil ”“ pode ser uma prática importante para professores repensarem a sua maneira de abordar o texto literário.

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Biografia Autor

Pedro Afonso Barth, UEM

Doutorando na Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2016-2019). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2016). Professor Colaborador da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisador no Grupo do CNPq/FORPROLL (Formação de Professores de Línguas e Literatura) e aluno pesquisador no grupo CNPq/CELLE (Centro de Estudos de Literatura, Leitura e Escrita: História e Ensino).

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Publicado

2017-07-18

Como Citar

BARTH, Pedro Afonso. TEORIA E PRÁTICA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENCONTROS E CONFLITOS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 2, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i2.10336. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10336. Acesso em: 18 nov. 2024.