O MAPA COMO TABULEIRO DE JOGO
A PRESENÇA DE PARATEXTOS EM SAGAS FANTÁSTICAS JUVENIS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v8i3.55118Palavras-chave:
Sagas Fantásticas, Literatura Brasileira, Literatura Juvenil, MultimodalidadeResumo
Sagas fantásticas são narrativas que criam universos paralelos – paracosmos – e que permitem uma constante ampliação narrativa (Martos Garcia, 2009). Sagas de língua inglesa com Harry Potter, Senhor dos Anéis, Jogos Vorazes, entre muitas outras popularizam
esse formato e atualmente é perceptível essa influência na literatura juvenil brasileira. A maioria das sagas utiliza paratextos, como por exemplo mapas, para permitir que o leitor compreenda os limites do novo mundo criado. Essa característica é denominada por Glória Garcia Rivera (2013 p. 554) como “iconotextualidade”. Nesta pesquisa, vamos analisar elementos paratextuais de sagas brasileiras e refletir os mecanismos que permitem que a leitura das narrativas seja ampliada pela presença dos recursos multimodais. Concluímos que nas sagas analisadas o mapa serve como um perfeito tabuleiro de jogo, que possibilita uma ampliação do ato de ler: o jovem leitor é convidado a imaginar outras histórias possíveis.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. “Formas de tempo e de cronotopo no romance. Ensaios de poética histórica”. In: Questões de literatura e estética. A teoria do romance. Tradução: Paulo Bezerra São Paulo: Hucitec/AnnaBlume, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética – a teoria do romance. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Hucitec, 1988. p. 71-210.
CARVALHO, Renan. Supernova: a estrela dos mortos. Ribeirão Preto-SP: Nova Fronteira, 2015.
CASTILHO, Felipe. Ordem vermelha: filhos da degradação. São Paulo: Dimensões, 2017.
CASTILHO, Felipe. Ouro, Fogo & megabytes. Belo Horizonte: editora Gutemberg, 2013.
DRACCON, Raphael. Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas. São Paulo: Leya, 2010.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. A importância do mapa no contexto escola. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 2, p. 1-9, maio/ago. 2011.
GARCIA RIVERA, Glória. Las entre la ficción y la transficción. In: Primeras Noticias: Revista de Literatura Infantil y Juvenil. Barcelona, España, n. 220. p. 49-56. 2006.
GARCÍA RIVERA, Glória. Paracosmos: las regiones de la imaginación (los mundos imaginarios en los géneros de Fantasía, Ciencia Ficción y Horror: nuevos conceptos y métodos). Primeras noticias. Revista de literatura, no 207, 2004 p. 61-70.
GARCIA RIVERA, Glória. Paracosmos. In: Red Internacional de Universidades Lectoras. Diccionario de nuevas formas de lectura y escritura. 1.ed. Espanha: Santillana, 2013.
GENETTE, Gerard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Tradução Luciene Guimarães e Maria Antônia Ramos Coutinho. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2006.
HARLEY, Brian. Mapas, saber e poder. Revista Confins, n. 5, abr. 2009. Disponível em: http://confins.revues.org/index5724.html. Acesso em: 24 jun. 2024.
MARTIN, George RR. A guerra dos tronos. Tradução: Jorge Candeias. São Paulo: Leya, 2013.
MARTOS GARCIA, Alberto. Introducción al mundo de las sagas. Badajoz: Universidad de Extremadura, 2009.
MARTOS GARCIA, Alberto. Os jovens diante das telas: novos conteúdos e novas linguagens para a educação literária. In: RETTENMAIER, Miguel; RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker (Coord.). Questões de literatura na tela. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2011.
p.13-36
MARTOS NÚÑEZ, Eloy Martos; GARCIA, Alberto Martos. Livros de cinema, transmedialidade e literatura nos alvores do século XXI. In: RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker; RETTENMAIER, Miguel. (Coord.). Questões de Ficção contemporânea. Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2013. p. 69-99.
MARTOS NÚÑEZ, Eloy. Hipertexto, cultura midiática e literaturas populares: o auge das sagas fantásticas. In: RETTENMAIER, Miguel; RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker (Coord.). Questões de leitura no hipertexto. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2007. p. 50-63.
MORAES, Odilon. O projeto Gráfico do Livro infantil e Juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de. O que é Qualidade em ilustração no livro Infantil e Juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Água Viva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.