UMA ANÁLISE LITERÁRIA DA REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS FEMININAS NO CONTO SENTIMENTO, DE MOREIRA CAMPOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.24877

Mots-clés :

Moreira Campos; Crítica Literária; Personagens Femininas.

Résumé

This paper aimed to analyze the narrative outcome and the stream of consciousness of the female characters of Campos Moreira, especially human and social relations effective the characters of Alice D. Neide in the tale Sentimento (1993). In a detailed analysis, it is considered in the light of literary criticism that Moreira Campos, besides being a great short story writer of the State of Ceará (Brazil), is one of the exponents of literary criticism, based on Monteiro (1980), Albuquerque (1985); Melo (2009), Pontes (2011), Timbó & Coutinho (2012), Elesbão & Silva (2015), among others. In summary, it was found that the language of this writer's work in the process of literary (re)creation is expressed in a formal, structural, stylistic and written expression differential, that is, the style of Moreira Campos is clear, appropriate, natural and direct in short periods.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UECE et UNILAB

Mestre pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017-2019). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017) da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas. Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE/SciencePG). É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Revisor ad hoc da Revista Desempenho (editada e gerida pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UnB). É Revisor ad hoc da Revista EDUCAÇÃO EM FOCO. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG). Revisor ad hoc da Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da Revista Primeira Escrita - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ - Curso de Letras. É Revisor ad hoc da Revista Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS. É Revisor ad hoc da Revista Reflexão e Ação do do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. É Revisor da Revista Afluente - Revista de Letras e Linguística (UFMA). É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016).

Eduardo Dias da Silva, UnB

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Francês pela Universidade de Brasília (2006), Português e Inglês pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas de Valparaíso/GO (2017) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA, (2015). Foi Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). É pesquisador dos Grupos CNPq FORPROLL (Formação de Professores de Língua e Literatura) e GIEL (Grupo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). É professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Diretor fundador do Centro Interescolar de Línguas 01 do Paranoá (CIL Paranoá) de 2016 a 2017, pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada, a Literatura, a Educação e ciências afins.

Références

ALBUQUERQUE, Antônia Lucineide de Pessoa. A versatilidade temática em Moreira Campos. In: Revista de Letras, Fortaleza, v. 8, n. 1, jan/jun. p. 151-165, 1985. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/9429/1/1985_Art_ALPAlbuquerque.pdf> Acesso em: 30 jun. 2018.
CAMPOS, Moreira. Vidas Marginais. Fortaleza: Edições Clã, 1949.
CAMPOS, Moreira. Portas Fechadas. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1957.
CAMPOS, Moreira. As vozes do morto. São Paulo: Francisco Alves, 1963.
CAMPOS, Moreira. O puxador de terço. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969.
CAMPOS, Moreira. Os doze parafusos. São Paulo: Cultrix, 1978.
CAMPOS, Moreira. Dizem que os cães vêem coisas. Fortaleza. EUFC, 1987.
CAMPOS, Moreira. Dizem que os cães vêem coisas: contos. São Paulo: Maltese, 1996.
CAMPOS, Moreira; BARROSO, Antônio Girão. MAIA, José Barros. In: Roteiro Sentimental de Fortaleza: depoimentos de história oral de Moreira Campos, Antônio Girão Barroso e José Barros Maia. Fortaleza: Ed. UFC ”“ NUDOC / SECULT, 1996. p. 23-102.
ELESBÃO, Juliane de Sousa; SILVA, Odalice de Castro. O cotidiano fatídico na narrativa de Moreira Campos. In: Revista Entrelaces, Ano IV, n. 05, p. 128-137, mai. 2015. Disponível em: <http://www.entrelaces.ufc.br/2015/entrelaces-2015-05.pdf> Acesso em: 20 jul. 2018.
FISCHER, Almeida. O áspero ofício VI. Brasília: Horizonte/ INL, 1985.
LEITE JÚNIOR, (José Leite de Oliveira Júnior). Depoimento pessoal na Palestra proferida na 30ª edição dos Encontros Literários Moreira Campos, tendo como temas as personagens do contista. In: Caderno 3 - Quem tem medo de Moreira Campos? Realizada em 24 mar. 2014. Disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/quem-tem-medo-de-moreira-campos-1.880281> Acesso em: Acesso em: 29 de ago. 2018.
MELO, Terezinha Alves. Dizem que os cães vêem coisas [Manuscrito]: o transitar dos manuscritos. 144f. Dissertação (Mestrado em Letras e Literatura). UFC/PPGL, Fortaleza, 2009. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3262/3/2009_DIS_TAMELO.pdf> Acesso em: 09 ago. 2018.
MONTEIRO, José Lemos. O discurso literário de Moreira Campos. Fortaleza: Edições UFC, 1980.
MORAES, Vera Lúcia Albuquerque de. Clã: trajetórias do modernismo em revista. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2004, p. 99-103.
PEREIRA, Danglei de Castro. Ironia e crítica em “profanação”. In: Revista Avepalavra. 11. ed., 2011. Disponível em: <http://www2.unemat.br/avepalavra/EDICOES/11/artigos/IRONIA%20E%20CRITICA%20EM%20PROFANACAO.pdf> Acesso em: 20 jul. 2018.
PONTES, Carlos Gildemar. A dança dos pobres diabos: o idealismo neutralizado e a degradação dos personagens nos contos de Moreira Campos. 126f. Dissertação (Mestrado em Letras). UERN/PPGL, Pau dos Ferros, 2011.
QUEIROZ, Rachel de. Prefácio: In: CAMPOS, Moreira. Obras Completas ”“ Conto I. (Org.). Natércia Campos. São Paulo: Maltese, 1996.
SILVA, Eduardo Dias da. Eu gosto do gosto de gostar de ler: a leitura como gênero discursivo na escola. In: E-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU, Nilópolis, v. 6, n. 1, jan/abr., p. 230-243, 2015. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/viewFile/1624/pdf_368> Acesso em: 10 ago. 2018.
SILVA, Eduardo Dias da. Atuação teatral e ensino de línguas estrangeiras. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
TIMBÓ, Margarida Pontes; COUTINHO, Fernanda Maria Abreu. A relação dialógica nos contos “Dizem que os cães veem coisas”, de Moreira Campos, e “A Menina”, de Natércia Campos. In: Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 11, p. 32-52, dez. 2012. Disponível em: <revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/download/642/1191> Acesso em: 29 ago. 2018.

Téléchargements

Publié-e

2018-12-31

Comment citer

PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira; SILVA, Eduardo Dias da. UMA ANÁLISE LITERÁRIA DA REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS FEMININAS NO CONTO SENTIMENTO, DE MOREIRA CAMPOS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i3.24877. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/24877. Acesso em: 22 déc. 2024.