LITERATURA INDÍGENA NA ESCOLA: A TEORIA A FAVOR DA PRÁTICA NO ENSINO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i2.23842

Mots-clés :

Literatura indígena; Teoria; Ensino.

Résumé

The objective of this work is to discuss the teaching of indigenous literature, starting from the theoretical and methodological contribution that has been opening up to the knowledge in favor of practice in teaching. The bibliographical research reveals that, at the moment, it has the preoccupation with the discussion of the subject that has been expanded in the academic centers. Researchers Janice Thiél (2012), Graça Graúna (2013), Sueli de Souza Cagnetti and Alcione Pauli (2015) present studies about indigenous literature, proposals for professional and practical training in the classroom, with the aim of bringing knowledge about of the context of the production of indigenous literature so that the practice becomes effective to meet the literary objective, to train more critical readers and to bring the differences closer together with the promotion of respect. In order to exemplify possibilities of study, the article presents the book As fabulosas fábulas de Iauraetê (2007) by the author Kaká Werá Jecupé that composes excellent aid material in the teaching and learning of this literature. Acquiring knowledge about indigenous literature is relevant so that the teaching practice with the literary works of this author is explored in a way that favors its objectives.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Leila Silvia Sampaio, UNEMAT

Possui graduação em Letras-Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Selviria (2004). Docente das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa na Escola Estadual Professora Alzira Maria da Silva desde 2000 e diretora nos anos de 2012 a 2015 na mesma instituição. Atualmente atua em sala de aula como professora de Língua Portuguesa para o ensino fundamental. Aluna de mestrado acadêmico PPGLetras, Unemat, no campus de Sinop.

Rosana Rodrigues da Silva, UNEMAT

Doutora em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2003). Mestre em Letras pela UFRGS (1997) e graduada em Letras pela UNESP, campus de Assis (1992) Professora efetiva do curso de graduação em Letras, do Mestrado profissionalizante (PROFLETRAS) e do mestrado acadêmico (PPGLetras) , da UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso), Campus de Sinop. Tem experiência na área de Literatura Infantil e Juvenil, formação de leitor, teoria do texto poético, literatura brasileira e literatura produzida em Mato Grosso. Integra o grupo Estudos comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas. É editora do periódico on line do curso de Letras da Unemat, de Sinop, Revista de Letras Norte@mentos (ISSN 1983-8018), desde 2008.

Références

ARRUDA, Soraia da Silva. O uso das fábulas no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/entretenimento/o-uso-das-fabulas-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-no-ensino-fundamental/46948/> Acesso em: 21 fev. 2019.
CAGNETTI, Sueli de Souza; PAULI, Alcione. Trilhas Literárias indígenas para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
DORRICO, Julie. DANNER, Leno Francisco. CORREIA, Heloisa Helena Siqueira. DANNER, Fernando. (Orgs). Literatura Indígena Contemporânea. Criação, Crítica e recepção. Porto Alegre: Editora FI, 2018.
GRAÚNA, Graça. Contrapontos da Literatura Indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições. 2013.
JECUPÉ, Kaká Werá. As fabulosas fábulas de Iauaretê. São Paulo: Peirópolis. 2007.
THIÉL, Janice. Pele Silenciosa, Pele Sonora: A literatura Indígena em destaque. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
Kaka Wera- Encontros de Interrogação/2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6FuZQUlwxV4> . Acesso em: 24 jul. 2018.
As Fabulosas Fábulas de Iauarete. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DoY3LvvkUYY> Acesso em: 24 jul. 2018.

Téléchargements

Publié-e

2019-08-01

Comment citer

SAMPAIO, Leila Silvia; SILVA, Rosana Rodrigues da. LITERATURA INDÍGENA NA ESCOLA: A TEORIA A FAVOR DA PRÁTICA NO ENSINO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i2.23842. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23842. Acesso em: 3 juill. 2024.