O ALINHAMENTO TEORICO DA OBRA LITERÁRIA DE ARNALDO GODOY COM A ESCOLA DE CONSTANÇA E A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: UM LITERATO HUMANISTA E INTERDISCIPLINAR!

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DOI :

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.23565

Mots-clés :

Arnaldo Godoy, Direito Literatura, Escola Constança, Teoria da Recepção.

Résumé

Este artigo é uma análise da obra: Direito, Literatura e Cinema - Inventário de Possibilidades, lançado pela editora Quartier Latin, no ano de 2011, do autor Arnaldo Godoy, demonstrando-se sua aproximação com a Escola de Constança e a teoria da estética recepção. Para tanto foi utilizado o método de revisão bibliográfica e principalmente a técnica hipotética dedutiva para se realizar as ilações entre o texto pesquisado e suas repercussões literárias e jurídicas. Salienta-se que a intenção foi fornecer uma crítica literária e jurídica da interdisciplinaridade apresentada por aquele literato brasileiro.

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José Eduardo Sabo Paes, UCB

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Magister en Derecho Comparado - Universidad Complutense de Madrid (1996) e doutorado em Direito Constitucional - Universidad Complutense de Madrid (1997) reconhecido pela UFPE. Atualmente é professor da Universidade Católica de Brasília e procurador de justiça do MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS. Tem experiência na área de Direito Constitucional, Terceiro Setor, Fundações, Direitos Fundamentais individuais e coletivos, Código Civil e Ministério Público. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Direito, Estado, Tributação e Desenvolvimento; Sociedade, Terceiro Setor, Ordem Internacional e Direito; Terceiro Setor e Tributação: parcerias público-privadas, suspensão das imunidades e holdings no Terceiro Setor.

Graciane Cristina Mangueira Celestino, UNIPLAN et UnB

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Literatura da Universidade de Brasília, UnB, 2016. Possui dupla habilitação em Letras - Português / Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE pela Universidade de Brasília (2015), título da dissertação de mestrado: Da linguagem textual à audiovisual no aprender-ensinar Literatura na perspectiva da Pesquisa-Ação, disponível para acesso no repositório da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Editora da revista Água Viva, http://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/index, Qualis B2. Colaboradora no Brasil da revista digital Amerika, amerika.revues.org, dirigida pelo professor Néstor Ponce da Université Rennes 2, Haute Bretagne, França. Parecerista ad hoc das revistas Água Viva e FORPROLL - UFVJM. Atualmente é coordenadora pedagógica de escola de educação básica que atende jovens das séries finais do ensino fundamental - Secretaria de Educação de Santo Antônio do Descoberto - GO, professora de língua portuguesa ? SEDUC/SAD. Professora Adjunta III, de Língua e Literatura de expressão Portuguesa e Inglesa no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, UNIPLAN, coordenadora do projeto de extensão Inglês Instrumental I, orientadora de Iniciação científica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna ? Inglês, ensino de literatura e formas de educação literária, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, narrativas do imaginário, literatura, leitor e leitura, engajamento literário, expressões de poder na leitura e formas de educação literária.

Júlio Edstrom Secundino Santos, UNICEUB

Bacharel em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos/MG; Especialista em Direito Público pela UGF; Especialista em Direito de Integração pela Universidade de Salamanca/Espanha, Mestre em Direito Internacional e Econômico pela UCB/DF. Doutorando em Direito pelo UNICEUB com previsão de término no primeiro semestre de 2019. Professor Universitário. Tendo experiência nas áreas de Direito Público, Processo Legislativo e Orçamento Público. Membro dos grupos de pesquisa: NEPATS - Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor da UCB/DF, Políticas Públicas e Juspositivismo, Jusmoralismo e Justiça Política do UNICEUB. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Direitos Humanos, Cidadania, Direito e Direitos Fundamentais. E-mails edstron@yahoo.com.br e jsedstron@gmail.com. 

Références

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2018-12-31

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PAES, José Eduardo Sabo; CELESTINO, Graciane Cristina Mangueira; SANTOS, Júlio Edstrom Secundino. O ALINHAMENTO TEORICO DA OBRA LITERÁRIA DE ARNALDO GODOY COM A ESCOLA DE CONSTANÇA E A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: UM LITERATO HUMANISTA E INTERDISCIPLINAR!. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i3.23565. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23565. Acesso em: 22 déc. 2024.

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