DA PRÁTICA À TEORIA ”“ O CONTO NA PERSPECTIVA DE QUATRO CONTISTAS
DOI :
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12205Mots-clés :
Conto; Teoria do conto; Conto breve.Résumé
This article examines the short story as an autonomous literary genre. To this end, we revisit some of the theoretical essays of notable 19th and 20th century short-story writers, namely: Edgar Alan Poe, Anton Chekhov, Horacio Quiroga, and Julio Cortázar, each of whom identified common defining elements in the genre, including: technique, concision, tension, intensity, unique effect, and stylistic rigor. The decision to select writers rather than theoreticians or critics, per se, was based not only on the relevance of their considerations for the study of the subject matter, but also on the broader interest of extending the analysis into the structure of short stories from their praxis.
Téléchargements
Références
ANGELIDES, S. A. P. Tchékhov: cartas para uma poética. São Paulo: Edusp, 1995.
ARREOLA. J. J. Confabulario definitivo. Edición de Carmen de Mora. Madrid: Ediciones Cátedra S. A., 1986.
BOSCH, J. Apuntes sobre el arte de escribir cuentos. In: PACHECO, C.; BARRERA LINARES, L. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.
CORTÁZAR, J. Valise de Cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DRUCAROFF, E. Fantástico desencantado: los nietos de Julio Cortázar. Axxón: Revista argentina en español en soporte informático de Ciencia Ficción, Fantasía y Terror, n.155 - octubre de 2005. Disponível em: <http://axxon.com.ar/rev/155/c-155ensayo.htm> Acesso em: 07 jan. 2009.
PACHECO, C.; BARRERA LINARES, L. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.
PINTO, A. D. Princípios poéticos e tradição nos contos de Edgar Allan Poe e de Álvaro do Carvalhal. Universidade do Algarve e Centro de Estudos Comparatistas (FLL). Disponível em: Acesso em: 15 jun. 2008.
POE, E. A. A filosofia da Composição. In: ____. A filosofia da Composição. Poemas e ensaios. Tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. Rio de Janeiro: Globo, 1985. 101-112p. (Biblioteca dos Séculos).
____. Contos contados duas vezes, de Nathaniel Hawthorne. In: Revista Cerrados. Publicação do Departamento de Teoria Literária e Literatura do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB, ano 12, n.16, (2003). Brasília, 2003. 133p.
____. Histórias extraordinárias. São Paulo: Companhia das Letras. 2008. 272p.
QUIROGA, Horacio. Decálogo del perfecto cuentista. Disponível em: Acesso em: 13 fev. 2007.
____. Decálogo do perfeito contista. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.
____. El manual del perfecto cuentista. In: PACHECO, Carlos e BARRERA LINARES, Luis (compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.
____. Todos los cuentos. Edición crítica. N. B. Poince de León y J. La forgue (org.). ALLCA ”“ XX ”“ UFRJ Editora. Col. Archivos. n.26. [s.d.].
SARDUNÃ D’ACRI, T. R. Arreola y Monterroso: tradición y modernidad en el cuento mexicano. In: Revista de crítica literaria latinoamericana. Año XXXI, n. 61, Lima-Hanover, primer semestre de 2005, p. 91-109.
SILVA Y ACEVES, M. Mariano Silva y Aceves: material de lectura. Selección y nota de Beatriz Espejo. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2008, p. 24. (Serie El Cuento Contemporáneo, núm. 40).
TCHEKHOV, A. P. Cartas para uma poética. Org. Sofia Angelides. São Paulo: Edusp, 1995.
____. Cartas sobre el cuento. In: PACHECO e BARRERA LINARES, 1993, p. 315-323.
TODOROV, T. As estruturas narrativas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.