DA PRÁTICA À TEORIA ”“ O CONTO NA PERSPECTIVA DE QUATRO CONTISTAS

Autores/as

  • Rosa Maria Severino Ueno UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12205

Palabras clave:

Conto; Teoria do conto; Conto breve.

Resumen

Neste artigo, discorreremos sobre o conto como um gênero literário autônomo. Para tanto, revisitaremos alguns textos de pretensões teóricas de destacados contistas dos séculos XIX e XX, a saber: Edgar Alan Poe, Anton Tchekhov, Horacio Quiroga e Julio Cortázar, que reconheceram no gênero alguns elementos comuns para sua definição, por exemplo; técnica, concisão, tensão, intensidade, unidade de efeito e rigor estilístico. Escolher escritores, em vez de teóricos ou críticos estritos, justifica-se não somente pelo fato de suas reflexões serem relevantes para os estudos sobre o tema, mas também pelo interesse em nos aprofundarmos na estrutura do conto pelo viés da práxis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosa Maria Severino Ueno, UnB

Doutoranda em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (Pós-Lit) da Universidade de Brasília (UnB). Início: 2016. Mestre em Literatura (UNB-2009) e Graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-2003). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em teoria literária, literatura brasileira e hispano-americana, língua espanhola e tradução. Como tradutora independente, em 2010 ganhou o Prêmio Novos Tradutores do Brasil

Citas

ANGELIDES, S. A. P. Tchékhov: cartas para uma poética. São Paulo: Edusp, 1995.

ARREOLA. J. J. Confabulario definitivo. Edición de Carmen de Mora. Madrid: Ediciones Cátedra S. A., 1986.

BOSCH, J. Apuntes sobre el arte de escribir cuentos. In: PACHECO, C.; BARRERA LINARES, L. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.

CORTÁZAR, J. Valise de Cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1974.

DRUCAROFF, E. Fantástico desencantado: los nietos de Julio Cortázar. Axxón: Revista argentina en español en soporte informático de Ciencia Ficción, Fantasía y Terror, n.155 - octubre de 2005. Disponível em: <http://axxon.com.ar/rev/155/c-155ensayo.htm> Acesso em: 07 jan. 2009.

PACHECO, C.; BARRERA LINARES, L. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.

PINTO, A. D. Princípios poéticos e tradição nos contos de Edgar Allan Poe e de Álvaro do Carvalhal. Universidade do Algarve e Centro de Estudos Comparatistas (FLL). Disponível em: Acesso em: 15 jun. 2008.

POE, E. A. A filosofia da Composição. In: ____. A filosofia da Composição. Poemas e ensaios. Tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. Rio de Janeiro: Globo, 1985. 101-112p. (Biblioteca dos Séculos).

____. Contos contados duas vezes, de Nathaniel Hawthorne. In: Revista Cerrados. Publicação do Departamento de Teoria Literária e Literatura do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB, ano 12, n.16, (2003). Brasília, 2003. 133p.

____. Histórias extraordinárias. São Paulo: Companhia das Letras. 2008. 272p.

QUIROGA, Horacio. Decálogo del perfecto cuentista. Disponível em: Acesso em: 13 fev. 2007.

____. Decálogo do perfeito contista. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.

____. El manual del perfecto cuentista. In: PACHECO, Carlos e BARRERA LINARES, Luis (compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.

____. Todos los cuentos. Edición crítica. N. B. Poince de León y J. La forgue (org.). ALLCA ”“ XX ”“ UFRJ Editora. Col. Archivos. n.26. [s.d.].

SARDUNÃ D’ACRI, T. R. Arreola y Monterroso: tradición y modernidad en el cuento mexicano. In: Revista de crítica literaria latinoamericana. Año XXXI, n. 61, Lima-Hanover, primer semestre de 2005, p. 91-109.

SILVA Y ACEVES, M. Mariano Silva y Aceves: material de lectura. Selección y nota de Beatriz Espejo. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2008, p. 24. (Serie El Cuento Contemporáneo, núm. 40).

TCHEKHOV, A. P. Cartas para uma poética. Org. Sofia Angelides. São Paulo: Edusp, 1995.

____. Cartas sobre el cuento. In: PACHECO e BARRERA LINARES, 1993, p. 315-323.

TODOROV, T. As estruturas narrativas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.

Publicado

2018-08-24

Cómo citar

UENO, Rosa Maria Severino. DA PRÁTICA À TEORIA ”“ O CONTO NA PERSPECTIVA DE QUATRO CONTISTAS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12205. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12205. Acesso em: 23 nov. 2024.