DA PRÁTICA À TEORIA ”“ O CONTO NA PERSPECTIVA DE QUATRO CONTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12205Palabras clave:
Conto; Teoria do conto; Conto breve.Resumen
Neste artigo, discorreremos sobre o conto como um gênero literário autônomo. Para tanto, revisitaremos alguns textos de pretensões teóricas de destacados contistas dos séculos XIX e XX, a saber: Edgar Alan Poe, Anton Tchekhov, Horacio Quiroga e Julio Cortázar, que reconheceram no gênero alguns elementos comuns para sua definição, por exemplo; técnica, concisão, tensão, intensidade, unidade de efeito e rigor estilístico. Escolher escritores, em vez de teóricos ou críticos estritos, justifica-se não somente pelo fato de suas reflexões serem relevantes para os estudos sobre o tema, mas também pelo interesse em nos aprofundarmos na estrutura do conto pelo viés da práxis.
Descargas
Citas
ANGELIDES, S. A. P. Tchékhov: cartas para uma poética. São Paulo: Edusp, 1995.
ARREOLA. J. J. Confabulario definitivo. Edición de Carmen de Mora. Madrid: Ediciones Cátedra S. A., 1986.
BOSCH, J. Apuntes sobre el arte de escribir cuentos. In: PACHECO, C.; BARRERA LINARES, L. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.
CORTÁZAR, J. Valise de Cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DRUCAROFF, E. Fantástico desencantado: los nietos de Julio Cortázar. Axxón: Revista argentina en español en soporte informático de Ciencia Ficción, Fantasía y Terror, n.155 - octubre de 2005. Disponível em: <http://axxon.com.ar/rev/155/c-155ensayo.htm> Acesso em: 07 jan. 2009.
PACHECO, C.; BARRERA LINARES, L. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.
PINTO, A. D. Princípios poéticos e tradição nos contos de Edgar Allan Poe e de Álvaro do Carvalhal. Universidade do Algarve e Centro de Estudos Comparatistas (FLL). Disponível em: Acesso em: 15 jun. 2008.
POE, E. A. A filosofia da Composição. In: ____. A filosofia da Composição. Poemas e ensaios. Tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. Rio de Janeiro: Globo, 1985. 101-112p. (Biblioteca dos Séculos).
____. Contos contados duas vezes, de Nathaniel Hawthorne. In: Revista Cerrados. Publicação do Departamento de Teoria Literária e Literatura do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB, ano 12, n.16, (2003). Brasília, 2003. 133p.
____. Histórias extraordinárias. São Paulo: Companhia das Letras. 2008. 272p.
QUIROGA, Horacio. Decálogo del perfecto cuentista. Disponível em: Acesso em: 13 fev. 2007.
____. Decálogo do perfeito contista. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.
____. El manual del perfecto cuentista. In: PACHECO, Carlos e BARRERA LINARES, Luis (compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.
____. Todos los cuentos. Edición crítica. N. B. Poince de León y J. La forgue (org.). ALLCA ”“ XX ”“ UFRJ Editora. Col. Archivos. n.26. [s.d.].
SARDUNÃ D’ACRI, T. R. Arreola y Monterroso: tradición y modernidad en el cuento mexicano. In: Revista de crítica literaria latinoamericana. Año XXXI, n. 61, Lima-Hanover, primer semestre de 2005, p. 91-109.
SILVA Y ACEVES, M. Mariano Silva y Aceves: material de lectura. Selección y nota de Beatriz Espejo. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2008, p. 24. (Serie El Cuento Contemporáneo, núm. 40).
TCHEKHOV, A. P. Cartas para uma poética. Org. Sofia Angelides. São Paulo: Edusp, 1995.
____. Cartas sobre el cuento. In: PACHECO e BARRERA LINARES, 1993, p. 315-323.
TODOROV, T. As estruturas narrativas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.