A composição das personagens femininas nos contos de Murilo Rubião como forma de autoquestionamento literário

Auteurs-es

  • Gabriel Rodrigues Borges Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v1i1.10772

Mots-clés :

Literatura fantástica; Murilo Rubião; personagem; fantasmagoria.

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar a composição das personagens femininas feita pelo contista mineiro Murilo Rubião (1916-1991), partindo da hipótese de que o trabalho do contista, ao compor essas figuras femininas, é uma forma de autoquestionamento do próprio fazer literário e da própria literatura e com técnica literária capaz de demonstrar a modernização tardia do processo social brasileiro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gabriel Rodrigues Borges, Universidade de Brasília

Graduando em Letras-Português (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade de Brasília ”“ UnB. Pesquisa com título homônimo, pelo Programa de Iniciação Científica (UnB/CNPq).

Références

AB’SÁBER, Tales A. M. Dois mestres: crítica e psicanálise em Machado de Assis e Roberto Schwarz. In: CEVASCO, Maria E. & OHATA, Milton (org.). Um crítico na periferia do capitalismo: Reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. tradução e apresentação de Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

ARRIGUCCI Jr. , Davi. O mágico desencantado ou as metamorfoses de Murilo. In: RUBIÃO, Murilo.O Pirotécnico Zacarias. São Paulo. Ática, 1974.

AUERBACH, Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BASTOS, Hermenegildo. Ficção e verdade nas cidades de Murilo Rubião. In: LIMA, Rogério e FERNANDES, Ronaldo Costa. O imaginário da cidade. Brasília: Edunb, 2000.

________. O autoquestionamento literário. In: Memórias do Cárcere, literatura e testemunho. Brasília: EdUnB, 1998.

________. O guarda-roupa do fantasma ou a astúcia da representação em fuga. In: Cerrados, ano 8, n° 9, 1999.

________. Literatura e Colonialismo. Rotas da navegação e comércio no fantástico de Murilo Rubião. Brasília: Edunb/ Editora Plano, 2001.

________. Murilo Rubião: um contabilista e suas memórias. In: Suplemento Literário de Minas Gerais ”“ Murilo Rubião, 90 anos. Belo Horizonte: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS, 2006.

BORGES, Gabriel R. Uma leitura intertextual entre a construção da personagem feminina em Edgar Allan Poe e Murilo Rubião. In: 7º ENCONTRO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÃLIA, 7., 2009, Brasília ”“ ISSN: 2175-6686. Anais... Brasília: UCB, 2009. p. 53-59.

CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

________ [et al.]. A Personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.

________. Literatura e sociedade. 5ª ed. São Paulo: Nacional, 1976.

CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boimtempo, 2005.

CORRÊA, Ana Laura dos Reis. “A casa do girassol vermelho”: o espaço da impossibilidade. In: Cerrados, no 11, ano 10, 2001.

________. Na “Estrada do Acaba Mundo”. Fantasmagoria, coleção e máquina na negatividade da obra de Murilo Rubião. Tese de Doutorado . Brasília:TEL / UnB, 2004.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FREUD, Sigmund. O estranho. In: História de uma neurose infantil e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.13.

GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2002.

GOULART, Audemaro Taranto. O conto fantástico de Murilo Rubião. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.

________. Fantástico e realidade social em Murilo Rubião. In: Suplemento Literário de Minas Gerais ”“ Murilo Rubião, 90 anos. Belo Horizonte: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS, 2006.

HOFFMANN, T. H. . Contos Fantásticos. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

JAMESON, F. O inconsciente político. A narrativa como ato socialmente simbólico. São Paulo: Ática, 1992.

MAUPASSANT, Guy de. Contos fantásticos ”“ O Horla & outras histórias. Tradução de José Thomaz Brum. Porto Alegre: L&PM, 2008.

MILNER, Max. La fantasmagoria. México: Fondo de Cultura Económica, 1990.

MORAIS, Márcia Marques de. Há sombras no fim do túnel: uma saudável convivência com fantasmas. In: Suplemento Literário de Minas Gerais ”“ Murilo Rubião, 90 anos.

Belo Horizonte: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS, 2006.

POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias; seleção, apresentação e tradução de José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

RUBIÃO, Murilo. Contos Reunidos. (Organização e posfácio de Vera Lúcia de Andrade). São Paulo: Ática , 2005.

SCHWARTZ, Jorge. Murilo Rubião: a poética do uroboro. São Paulo: Ática, 1981.

SERELLE, Márcio. Visões da máquina. In: Suplemento Literário de Minas Gerais ”“ Murilo Rubião, 90 anos. Belo Horizonte: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS, 2006.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Téléchargements

Publié-e

2011-04-14

Comment citer

BORGES, Gabriel Rodrigues. A composição das personagens femininas nos contos de Murilo Rubião como forma de autoquestionamento literário. Revista Água Viva, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.26512/aguaviva.v1i1.10772. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10772. Acesso em: 21 nov. 2024.