A composição das personagens femininas nos contos de Murilo Rubião como forma de autoquestionamento literário

Authors

  • Gabriel Rodrigues Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v1i1.10772

Keywords:

Fantastic literature; Murilo Rubião; character; phantasmagoria .

Abstract

This article aims to analyze the composition of the female characters made by Murilo Rubião writer (1916-1991), it’s assuming that the work’s writer to compose these female figures is a form of self-questioning of their own making literary and their literature and literary technique can demonstrate the late modernization of brazilian social process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gabriel Rodrigues Borges, Universidade de Brasília

Graduando em Letras-Português (Bacharelado/Licenciatura) pela Universidade de Brasília ”“ UnB. Pesquisa com título homônimo, pelo Programa de Iniciação Científica (UnB/CNPq).

References

AB’SÁBER, Tales A. M. Dois mestres: crítica e psicanálise em Machado de Assis e Roberto Schwarz. In: CEVASCO, Maria E. & OHATA, Milton (org.). Um crítico na periferia do capitalismo: Reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. tradução e apresentação de Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

ARRIGUCCI Jr. , Davi. O mágico desencantado ou as metamorfoses de Murilo. In: RUBIÃO, Murilo.O Pirotécnico Zacarias. São Paulo. Ática, 1974.

AUERBACH, Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BASTOS, Hermenegildo. Ficção e verdade nas cidades de Murilo Rubião. In: LIMA, Rogério e FERNANDES, Ronaldo Costa. O imaginário da cidade. Brasília: Edunb, 2000.

________. O autoquestionamento literário. In: Memórias do Cárcere, literatura e testemunho. Brasília: EdUnB, 1998.

________. O guarda-roupa do fantasma ou a astúcia da representação em fuga. In: Cerrados, ano 8, n° 9, 1999.

________. Literatura e Colonialismo. Rotas da navegação e comércio no fantástico de Murilo Rubião. Brasília: Edunb/ Editora Plano, 2001.

________. Murilo Rubião: um contabilista e suas memórias. In: Suplemento Literário de Minas Gerais ”“ Murilo Rubião, 90 anos. Belo Horizonte: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS, 2006.

BORGES, Gabriel R. Uma leitura intertextual entre a construção da personagem feminina em Edgar Allan Poe e Murilo Rubião. In: 7º ENCONTRO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÃLIA, 7., 2009, Brasília ”“ ISSN: 2175-6686. Anais... Brasília: UCB, 2009. p. 53-59.

CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

________ [et al.]. A Personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.

________. Literatura e sociedade. 5ª ed. São Paulo: Nacional, 1976.

CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boimtempo, 2005.

CORRÊA, Ana Laura dos Reis. “A casa do girassol vermelho”: o espaço da impossibilidade. In: Cerrados, no 11, ano 10, 2001.

________. Na “Estrada do Acaba Mundo”. Fantasmagoria, coleção e máquina na negatividade da obra de Murilo Rubião. Tese de Doutorado . Brasília:TEL / UnB, 2004.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FREUD, Sigmund. O estranho. In: História de uma neurose infantil e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v.13.

GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2002.

GOULART, Audemaro Taranto. O conto fantástico de Murilo Rubião. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.

________. Fantástico e realidade social em Murilo Rubião. In: Suplemento Literário de Minas Gerais ”“ Murilo Rubião, 90 anos. Belo Horizonte: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS, 2006.

HOFFMANN, T. H. . Contos Fantásticos. Rio de Janeiro: Imago, 1993.

JAMESON, F. O inconsciente político. A narrativa como ato socialmente simbólico. São Paulo: Ática, 1992.

MAUPASSANT, Guy de. Contos fantásticos ”“ O Horla & outras histórias. Tradução de José Thomaz Brum. Porto Alegre: L&PM, 2008.

MILNER, Max. La fantasmagoria. México: Fondo de Cultura Económica, 1990.

MORAIS, Márcia Marques de. Há sombras no fim do túnel: uma saudável convivência com fantasmas. In: Suplemento Literário de Minas Gerais ”“ Murilo Rubião, 90 anos.

Belo Horizonte: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS, 2006.

POE, Edgar Allan. Histórias extraordinárias; seleção, apresentação e tradução de José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

RUBIÃO, Murilo. Contos Reunidos. (Organização e posfácio de Vera Lúcia de Andrade). São Paulo: Ática , 2005.

SCHWARTZ, Jorge. Murilo Rubião: a poética do uroboro. São Paulo: Ática, 1981.

SERELLE, Márcio. Visões da máquina. In: Suplemento Literário de Minas Gerais ”“ Murilo Rubião, 90 anos. Belo Horizonte: SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA DE MINAS GERAIS, 2006.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Published

2011-04-14

How to Cite

BORGES, Gabriel Rodrigues. A composição das personagens femininas nos contos de Murilo Rubião como forma de autoquestionamento literário. Revista Água Viva, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.26512/aguaviva.v1i1.10772. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10772. Acesso em: 21 nov. 2024.