O MAPA COMO TABULEIRO DE JOGO

A PRESENÇA DE PARATEXTOS EM SAGAS FANTÁSTICAS JUVENIS BRASILEIRAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v8i3.55118

Palabras clave:

Sagas Fantásticas, Literatura Brasileira, Literatura Juvenil, Multimodalidade

Resumen

Sagas fantásticas são narrativas que criam universos paralelos – paracosmos – e que permitem uma constante ampliação narrativa (Martos Garcia, 2009). Sagas de língua inglesa com Harry Potter, Senhor dos Anéis, Jogos Vorazes, entre muitas outras popularizam
esse formato e atualmente é perceptível essa influência na literatura juvenil brasileira. A maioria das sagas utiliza paratextos, como por exemplo mapas, para permitir que o leitor compreenda os limites do novo mundo criado. Essa característica é denominada por Glória Garcia Rivera (2013 p. 554) como “iconotextualidade”. Nesta pesquisa, vamos analisar elementos paratextuais de sagas brasileiras e refletir os mecanismos que permitem que a leitura das narrativas seja ampliada pela presença dos recursos multimodais. Concluímos que nas sagas analisadas o mapa serve como um perfeito tabuleiro de jogo, que possibilita uma ampliação do ato de ler: o jovem leitor é convidado a imaginar outras histórias possíveis.

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Biografía del autor/a

Pedro Afonso Barth, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras (UFU).

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Publicado

2024-08-02

Cómo citar

BARTH, Pedro Afonso. O MAPA COMO TABULEIRO DE JOGO: A PRESENÇA DE PARATEXTOS EM SAGAS FANTÁSTICAS JUVENIS BRASILEIRAS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. DOI: 10.26512/aguaviva.v8i3.55118. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/55118. Acesso em: 21 dic. 2024.