UMA SÓ PRECE? A CANÇÃO COMO GESTO SOCIAL EM PONTO DE PARTIDA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23535

Palabras clave:

Canção brasileira; Sérgio Ricardo; Gesto social.

Resumen

Neste trabalho, realizamos uma leitura crítica da canção Prece, composta por Gianfrancesco Guarnieri e Sérgio Ricardo, como parte do drama Ponto de partida, de Guarnieri. Considerando as especificidades da linguagem cancional, investigamos de que maneira essa canção nos ajuda a compreender não só o momento histórico que a peça retrata, como também o nosso próprio presente histórico. Nossa hipótese é a de que, por meio dessa canção, os compositores realizariam o princípio brechtiano de gesto social, revelando as leis sociais pelas quais se manifesta o comportamento dos personagens, demonstrando as relações entre o aspecto violento da sociedade brasileira e o propósito de manutenção de privilégios socioeconômicos por parte das classes mais favorecidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Gazzola de Lima, UnB

Mestrando em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB), integra o grupo de pesquisa Literatura e Modernidade Periférica. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), com habilitações em Jornalismo e Rádio e TV. Atualmente é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), em exercício na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura desde 2006. Tem experiência nas áreas de Letras e Comunicação Social, com especial interesse pelas interfaces e diálogos entre literatura, canção e cinema brasileiros.

Citas

AB’SABER, Tales. Ordem e violência no Brasil. In: KUCINSKI, Bernardo et al. Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação. São Paulo: Boitempo, 2015. Livro digital não paginado.
BENJAMIN, Walter. Que é o teatro épico?: um estudo sobre Brecht [1931]. ____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 78-90.
BRECHT, Bertolt. Acerca da contribuição da música para um teatro épico. ____. Estudos sobre teatro. Tradução de Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005a, p. 225-235.
____. Acerca da música-gesto [c. 1938]. ____. Estudos sobre teatro. Tradução de Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005b, p. 237-240.
____. Pequeno órganon para o teatro [1948]. ____. Estudos sobre teatro. Tradução de Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005c, p. 125-166.
CAMPOS, Augusto de. Como é Torquato. ____. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 307-310.
CANDIDO, Antonio. Crítica e sociologia (tentativa de esclarecimento). ____. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967, p. 1-17.
COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GATTI, Luciano. Benjamin e Brecht: a pedagogia do gesto. Cadernos de filosofia alemã. São Paulo: Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, n. 12, p. 51-78, jul./dez. 2008.
GUARNIERI, Gianfrancesco. Ponto de partida: fábula em um ato, com música de Sérgio Ricardo. São Paulo: Brasiliense, 1976.
____. Entrevista com Gianfrancesco Guarnieri. PEIXOTO, Fernando. Teatro em movimento. São Paulo: Hucitec, 1989, p. 44-60.
MACIEL, Luiz Carlos. Introdução. BRECHT, Bertolt. Teatro dialético: ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967, p. 1-17.
PEIXOTO, Fernando. Brecht: uma introdução ao teatro dialético. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
TATIT, Luiz. A canção: eficácia e encanto. São Paulo: Atual, 1986.
____. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat e Maria Inês de Almeida. São Paulo: Hucitec, 1997.

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

LIMA, Rafael Gazzola de. UMA SÓ PRECE? A CANÇÃO COMO GESTO SOCIAL EM PONTO DE PARTIDA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23535. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23535. Acesso em: 21 dic. 2024.