RETRATOS DA LEITURA, RETRATOS DO LEITOR: GESTOS, ESPAÇOS, HÁBITOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12201Palabras clave:
Leitura; Representações da leitura; Representações; Retratos da leitura no Brasil.Resumen
L’objectif de ce texte est celui d’analyser les résultats relatifs à la 4e édition du sondage Retratos da leitura no Brasil(Portraits du lecteur au Brésil, Failla, 2016) du point de vue des représentations sur l’activité de lecture pour elle véhiculées dans les énoncés du sondage et du point de vue de la sélection des réponses au sondage. Pour développer l’analyse, nous travaillons la notion de représentation à partir de Chartier (1985) et la notion de lecture à partir des travaux de Dumortier (2001), Gilson (2003), Kleiman (2002) et Brehm (2011).
Descargas
Citas
ASSUMÇÃO, J. Leitura cultural, crítica ou utilitária. In: GALENO, A. (Org.) Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial/ Instituto Pró-livro, 2008.
BOURDIEU, P. A distinção. Porto Alegre/São Paulo: Zouk/Edusp, 1979[2006].
BREHM, S. Du sens aux sens: les représentations mentales dans l’acte de lecture. In: Protée, v. 39 n. 2, p. 107-112. Université du Québec à Chicoutini: Département de des arts et lettres, 2011.
CHARTIER, R. (Dir.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1985[2001].
____. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1984 (2002].
____. Uma trajetória intelectual: livros, leituras, literaturas. In: ROCHA, J.C.C. (Org.) A força das representações: história e ficção. Chapecó: Argos, 1984 [2002].
DUMORTIER, J. L. Lire le récit de fiction. Pour étayer un apprentissage: théorie et pratique. Bruxelles: De Boeck Duculot, 2001.
FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
GIASSON, J. La lecture: de la théorie à la pratique. Québec: G. Morin, 2003.
KLEIMAN, A. Texto & Leitor. Aspectos cognitivos da Leitura. São Paulo: Pontes, 1989[2002].
JOVER-FALEIROS, R. Sobre o prazer e o dever ler. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N.; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola. p. 113-134, 2013.
JOUVE, V. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. (Orgs.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda editorial. p. 55-67, 2004[2012].
LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2002[2004].
Rodella, G.O. As práticas de leitura literária de adolescentes e a escola: tensões e influências. Tese (Doutorado em Educação) PPGE/USP, São Paulo, 2013.
ROUXEL, A. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor. In: Cadernos de pesquisa. v. 42, n. 145, p. 272-283, 2007[2012].
SILVA, E. T. A escola e a formação dos leitores. In: FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Instituto Pró livro/Imprensa oficial, 2012.
ZILBERMAN, R. Ler é dever, livro é prazer? In: FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Instituto Pró livro/Imprensa oficial, 2012.
RHODEN, C. Nunca me sonharam. DVD. Colorido. BRA, 2017.
JARDIM, J. Pro dia nascer feliz. DVD. Colorido, BRA, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.