TO LIKE POETRY: EDUCATIONAL PROJECT CORA CORALINA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23534

Keywords:

Poetry; Education; Reading; Cora Coralina.

Abstract

A realidade das escolas brasileiras hoje é de possuir alunos que não leem e não se interessam por Literatura. O objetivo do projeto educacional realizado em uma escola particular da cidade de Formosa-GO foi de mudar essa realidade e fazer com que os discentes olhassem para a poesia e a literatura não apenas como um conteúdo de prova e, sim como algo capaz de ajudar na construção do ser humano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nadine Alves Ferreira, UnB

Mestranda em Literatura pela Universidade de Brasília. Licenciada em Letras com habilitação para a Língua Portuguesa e respectivas literaturas e para Língua Inglesa e respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás. Atuou por dois anos como bolsista de Iniciação à Docência no subprojeto Letras - Português/Campus Formosa, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) ligado à CAPES/MEC. Atualmente trabalha como professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

References

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. 4ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Disponível em <http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2017.
LUCAS, Fábio. Literatura e comunicação na era da eletrônica. São Paulo: Cortez, 2001.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução de Caio Meira. 4. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2012.
TINOCO, Robson Coelho. Leitor real e teoria da recepção: travessias contemporâneas. São Paulo: Editora Horizonte, 2010.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. In: Revista Via Atlântica, São Paulo, n. 14, p. 11-22, 2008.

Published

2018-12-31

How to Cite

FERREIRA, Nadine Alves. TO LIKE POETRY: EDUCATIONAL PROJECT CORA CORALINA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23534. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23534. Acesso em: 21 dec. 2024.