DRUMMOND AND THE LYRICS MINEIRA: THE DIALOGUE WITH TRADITION

Authors

  • Sônia Pereira Dias UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.22157

Keywords:

Carlos Drummond de Andrade; Tomás Antônio Gonzaga; Stylo.

Abstract

O presente trabalho tem como propósito analisar e discutir as equivalências estilísticas de alguns poemas do livro Versiprosa (1967), de Carlos Drummond de Andrade, em relação às Cartas Chilenas (1788), de Tomás Antônio Gonzaga, tendo como finalidade constatar a essência poética de elementos e fatores que evidenciem a presença ou a aproximação das técnicas de escrita, de estilo e de expressão da linguagem que o poeta árcade utilizou e se fazem presentes em Versiprosa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sônia Pereira Dias, UNIMONTES

Possui graduação em Letras/Português (2012) e Mestrado em Letras/Estudos Literários (2015), ambos pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Desenvolveu entre 2010 a 2011 o projeto de iniciação científica intitulado "A influência dos poetas franceses sobre os poetas do modernismo brasileiro", realizado pela Unimontes e com o apoio do órgão de fomento a FAPEMIG, sob orientação do professor Dr. Rodrigo Guimarães Silva. Também desenvolveu o trabalho de conclusão de curso intitulado "Equivalências estilísticas entre Versiprosa e Cartas Chilenas" (2012), sob orientação da professora Drª. Ilca Vieira de Oliveira. 

References

ANDRADE, Carlos Drummond de. Versiprosa. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, [1967]2002.
ARAGÃO, Maria Lúcia. Gêneros literários. In: ¬¬SAMUEL, Rogel. Manual de teoria literária. Petrópolis: Vozes, 1985.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich ¬¬¬¬¬. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira e Marina Appenzeller. 2 ed. São Paulo Martins Fontes, 2003.
CANDIDO, Antonio. O poema satírico e herói-cômico. In: CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: (momentos decisivos). 7 ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993.
CANDIDO, Antonio. Os ultramarinos. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3 ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CAVALCANTE, Sandra Maria Silva. Dimensões sociocognitivas do fenômeno da intertextualidade. In: MARI, Hugo; WALTY, Ivete; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Ensaios sobre leitura 2. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2007.
COUTINHO, Afrânio. Era neoclássica. In: COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 7 ed. São Paulo: Global, 2004.
FOUCAULT, Michel; MOTTA, Manoel Barros da. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel; MOTTA, Manoel Barros da. Ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FURTADO, Joaci Pereira. Uma república de leitores: história e memória na recepção das Cartas Chilenas (1845-1989). São Paulo: Hucitec, 1997.
GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas [1788]. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
KOCH, Ingedore G. Villaça, BENTES, Christina e CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2008.
MALARD, Letícia. No vasto mundo de Drummond. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
MOISÉS, Massaud. A crônica. In: MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa. São Paulo: Cultrix, 1983.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PAZ, Octavio. A consagração do instante. In: PAZ, Octavio. Signos em rotação. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
PIROLLA, Patrícia Rocha. O humor em poemas: o estudo do cômico em Carlos Drummond de Andrade. Araraquara: EDUSP, 2010.

Published

2018-12-31

How to Cite

DIAS, Sônia Pereira. DRUMMOND AND THE LYRICS MINEIRA: THE DIALOGUE WITH TRADITION. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i3.22157. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/22157. Acesso em: 23 nov. 2024.