DRUMMOND E A LÍRICA MINEIRA: O DIÁLOGO COM A TRADIÇÃO

Auteurs-es

  • Sônia Pereira Dias UNIMONTES

DOI :

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.22157

Mots-clés :

Carlos Drummond de Andrade; Tomás Antônio Gonzaga; Estilo.

Résumé

The present work is to analyze and discuss the stylistic equivalence of some poems of book Versiprosa (1967), of Carlos Drummond de Andrade, in relation to Chilean Letters (1788), of Tomás Antônio Gonzaga, with the purpose to observe the poetic essence of elements and factors that demonstrate the presence or approach of writing techniques, style and expression of the language used and the Arcadian poet are present in Versiprosa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sônia Pereira Dias, UNIMONTES

Possui graduação em Letras/Português (2012) e Mestrado em Letras/Estudos Literários (2015), ambos pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Desenvolveu entre 2010 a 2011 o projeto de iniciação científica intitulado "A influência dos poetas franceses sobre os poetas do modernismo brasileiro", realizado pela Unimontes e com o apoio do órgão de fomento a FAPEMIG, sob orientação do professor Dr. Rodrigo Guimarães Silva. Também desenvolveu o trabalho de conclusão de curso intitulado "Equivalências estilísticas entre Versiprosa e Cartas Chilenas" (2012), sob orientação da professora Drª. Ilca Vieira de Oliveira. 

Références

ANDRADE, Carlos Drummond de. Versiprosa. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, [1967]2002.
ARAGÃO, Maria Lúcia. Gêneros literários. In: ¬¬SAMUEL, Rogel. Manual de teoria literária. Petrópolis: Vozes, 1985.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich ¬¬¬¬¬. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira e Marina Appenzeller. 2 ed. São Paulo Martins Fontes, 2003.
CANDIDO, Antonio. O poema satírico e herói-cômico. In: CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: (momentos decisivos). 7 ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993.
CANDIDO, Antonio. Os ultramarinos. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3 ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CAVALCANTE, Sandra Maria Silva. Dimensões sociocognitivas do fenômeno da intertextualidade. In: MARI, Hugo; WALTY, Ivete; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Ensaios sobre leitura 2. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2007.
COUTINHO, Afrânio. Era neoclássica. In: COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil. 7 ed. São Paulo: Global, 2004.
FOUCAULT, Michel; MOTTA, Manoel Barros da. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel; MOTTA, Manoel Barros da. Ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
FURTADO, Joaci Pereira. Uma república de leitores: história e memória na recepção das Cartas Chilenas (1845-1989). São Paulo: Hucitec, 1997.
GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas Chilenas [1788]. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
KOCH, Ingedore G. Villaça, BENTES, Christina e CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2008.
MALARD, Letícia. No vasto mundo de Drummond. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
MOISÉS, Massaud. A crônica. In: MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa. São Paulo: Cultrix, 1983.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PAZ, Octavio. A consagração do instante. In: PAZ, Octavio. Signos em rotação. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
PIROLLA, Patrícia Rocha. O humor em poemas: o estudo do cômico em Carlos Drummond de Andrade. Araraquara: EDUSP, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2018-12-31

Comment citer

DIAS, Sônia Pereira. DRUMMOND E A LÍRICA MINEIRA: O DIÁLOGO COM A TRADIÇÃO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i3.22157. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/22157. Acesso em: 23 nov. 2024.