REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR EM LUIZ VILELA: O ESPAÇO ESCOLAR COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE DO CORPO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i1.10313

Keywords:

Luiz Vilela. Representação do professor. Espaço escolar. Dispositivo. Corpo.

Abstract

Este texto pretende realizar uma análise sobre as representações do professor e do espaço escolar a partir do conto “O professor de inglês”, de Luiz Vilela, buscando compreender como a distribuição espacial da sala de aula e da instituição escolar, representadas na narrativa, contribuem para construção da figura autoritária do professor. Trata-se de pensar a escola como dispositivo de controle, isto é, como espaço disciplinar, o mesmo referido por Foucault (1987), que regula e vigia os alunos para torná-los obedientes, para produzir corpos dóceis segundo procedimentos específicos de controle e de punição. A organização da escola, nesse sentido, põe em evidencia as relações de poder que estão cristalizadas no ambiente escolar e que são responsáveis por reforçar discursos autoritários e sistemas hierárquicos ainda percebidos no contexto educacional.

 

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Author Biography

Raul Gomes da Silva, UFMS

Mestrando em Estudos de Linguagens (teoria literária e estudos comparados) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduado em Letras português e espanhol pela mesma instituição. Compõe o Grupo de Pesquisa Espaço, Literatura e outras Artes, vinculado ao Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília. 

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Published

2019-06-28

How to Cite

SILVA, Raul Gomes da. REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR EM LUIZ VILELA: O ESPAÇO ESCOLAR COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE DO CORPO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 1, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i1.10313. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10313. Acesso em: 7 nov. 2024.