REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR EM LUIZ VILELA: O ESPAÇO ESCOLAR COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE DO CORPO
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i1.10313Keywords:
Luiz Vilela. Representação do professor. Espaço escolar. Dispositivo. Corpo.Abstract
Este texto pretende realizar uma análise sobre as representações do professor e do espaço escolar a partir do conto “O professor de inglês”, de Luiz Vilela, buscando compreender como a distribuição espacial da sala de aula e da instituição escolar, representadas na narrativa, contribuem para construção da figura autoritária do professor. Trata-se de pensar a escola como dispositivo de controle, isto é, como espaço disciplinar, o mesmo referido por Foucault (1987), que regula e vigia os alunos para torná-los obedientes, para produzir corpos dóceis segundo procedimentos específicos de controle e de punição. A organização da escola, nesse sentido, põe em evidencia as relações de poder que estão cristalizadas no ambiente escolar e que são responsáveis por reforçar discursos autoritários e sistemas hierárquicos ainda percebidos no contexto educacional.
Downloads
References
ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. Tradução de Wolfgang Leo Maar In: Educação e Emancipação. 3. Ed. São Paulo: Paz e Terra. 2003. p. 119-138.
AGAMBEM, Giorgio. O que é um dispositivo? In: AGAMBEM, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009. p. 25-51.
BARBIERI, Claudia. Arquitetura literária: sobre a composição do espaço narrativo. In: Poéticas do espaço literário. FILHO, Ozíris B. BARBOSA, Sidney [Orgs.]. São Paulo: São Carlos, Editora Claraluz, 2009. p. 105-126.
BENTO, Luiz Carlos. Manoel Bonfim e a educação como alternativa para a construção de uma sociedade democrática e livre. In: SILVA, Henry Marcelo Martins da. JUNIOR, Renato Jales Silva; BENTO, Luiz Carlos. (orgs.). Educação em perspectiva. Campo Grande: editora UFMS, 2016. p. 43-58.
COMÊNIO, João Amós. Didáctiva Magna. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbernkian, 2006.
DIMAS, Antônio. Espaço e Romance. São Paulo: Ática, 1985.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Lígia M. Pondé Vassallo. Petrópolis, Vozes, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São PAULO: Paz e Terra, 1996.
GUATTARI, Felix. Espaço e corporeidade. In: GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2012, p. 135-149.
JUNOR, A. G. T; RUBIO, G. C; MATUMOTO, F. G. V. A conduta ética do professor com base na pedagogia da autonomia de Paulo Freire. In: Akrópolis: Revista de ciências humanas da Unipar, v. 17, n. 3, p. 149-158, jul./set. 2009. Disponível em: <http://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/issue/view/278 > Acesso em: 22 jun. 2018.
POE, Edgar Allan. A filosofia da composição. In: POE, Edgar Allan. Poemas e Ensaios. Tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. 2.ed. Rio de Janeiro: Globo, 1985. p. 101-112.
PIGLIA, Ricardo. Formas breves. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
RATKE, Wolfgang. Escritos sobre a nova arte de ensinar: textos escolhidos. Tradução de Sandino Hoff. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
VILELA, Luiz. O professor de inglês. In: MACEDO, Adriano (Org.). Retratos da escola. Belo horizonte: Autêntica editora, 2012.
ZUIN. Antonio A. S. Sobre a atualidade dos tabus com relação aos professores. In: Educ. Soc. [online]. 2003, vol. 24, n.83, p. 417-427. ISSN 0101-7330. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200005>. Acesso em: 18 jun. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista Água Viva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.