REPRESENTACIONES DEL PROFESOR EN LUZ VILELA: EL ESPACIO ESCOLAR COMO DISPOSITIVO DE CONTROL DEL CUERPO
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i1.10313Palabras clave:
Luiz Vilela. Representación del profesor. Espacio escolar. Dispositivo. Cuerpo.Resumen
Este texto pretende realizar uma análise sobre as representações do professor e do espaço escolar a partir do conto O professor de inglês, de Luiz Vilela, buscando compreender como a distribuição espacial da sala de aula e da instituição escolar, representadas na narrativa, contribuem para construção da figura autoritária do professor. Trata-se de pensar a escola como dispositivo de controle, isto é, como espaço disciplinar, o mesmo referido por Foucault (1987), que regula e vigia os alunos para torná-los obedientes, para produzir corpos dóceis segundo procedimentos específicos de controle e de punição. A organização da escola, nesse sentido, põe em evidencia as relações de poder que estão cristalizadas no ambiente escolar e que são responsáveis por reforçar discursos autoritários e sistemas hierárquicos ainda percebidos no contexto educacional.
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