TECENDO CONCEITOS NO ENSINO DE LINGUAGEM E LITERATURA
O LETRAMENTO CONSCIENTE
Palavras-chave:
Letramento Digital, Pedagogia dos Multiletramentos, Letramento Decolonial, Processos Educacionais, Educação InclusivaResumo
Na era contemporânea, o letramento ultrapassa os limites do ensino tradicional, abrangendo esferas diversas, desde o ambiente escolar até as plataformas digitais. Este artigo aborda a necessidade de explorar e entender os letramentos tradicional, escolarizado, digital e crítico dentro da Pedagogia dos Multiletramentos (Rojo, 2012). Essa abordagem analisa os aspectos técnicos da leitura e escrita e suas dimensões sociais, culturais e políticas. Além disso, a perspectiva decolonial é essencial, questionando hierarquias de poder e promovendo uma visão inclusiva das práticas de letramento. A investigação das inter-relações conceituais entre diferentes tipos de letramento é importante para uma educação equitativa e emancipatória. O artigo dialoga com estudos sobre letramento decolonial, conforme Dering (2021), e letramento integrado, conforme Gomes (2023), destacando contribuições significativas para a compreensão desses conceitos no contexto educacional contemporâneo.
Downloads
Referências
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Do Computador ao Tablet: Vantagens Pedagógicas na Utilização de Dispositivos Móveis na Educação. Revista Educaonline, v. 6, p. 125-149, 2012.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos Digitais e Formação de Professores. In: III Congresso Ibero-Americano EducaRede, 2006, pp. 81-86.
COSCARELLI, Carla Viana.; RIBEIRO, Ana Elisa. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Ceale; Ed. Autêntica, 2005, 248p.
DERING, Renato de Oliveira. A prova de redação do Enem: manutenção da colonialidade por meio do ensino de produção textual. 2021. 220 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) -Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/api/core/bitstreams/77edbda3-e4fa-4cbb-8361-7be912ffed5f/content Acesso em 26 jul. 2023
DUTRA, Karine. A educação nas redes sociais. Redes Modernas, 2013. Disponível em: http://redes.moderna.com.br/2013/01/18/a-educacao-nas-redes-sociais/. Acesso em: 17 de jun. de 2023.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Petrópolis: Vozes, 1984.
GARCIA, Paulo Sergio. (s.d) A internet como nova mídia na educação. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/NOVAMIDIA.PDF. Acesso em: 20 jun.2023.
GOMES, Silvane Aparecida. Contribuições da Semiótica Discursiva para as práticas de letramento no ensino de língua portuguesa. 2023. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade
Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Disponível em: http://www.poslin.letras.ufmg.br/defesas/2226D.pdf Acesso em: 18 mar. 2024.
Kato, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática,1986.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 141 p, 2012a.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 1. ed. Campinas: Papirus, 2003.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012b
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
KLEIMAN, Angela B. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. In: Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/KqMWJvwLDpVwgmmVJpFv4bk/?format=pdf Acesso em: 22 abr. 2023.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, Carlos Alberto de; Morales, Ofelia Elisa Torres. (Org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens (Coleção Mídias Contemporâneas), v. 2. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, p.15-33, 2015. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 14 mar. 2023.
RECUERO, Raquel. Introdução à análise das redes sociais online. – Coleção EPUB: UFBA, 2017.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. – Porto Alegre: Sulina, Coleção Cibercultura, 2009.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.) Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. BH: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda Becker. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. ed. São Paulo. Ática, 2002. E-book.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
STREET, Brian V. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Água Viva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.