TECENDO CONCEITOS NO ENSINO DE LINGUAGEM E LITERATURA

O LETRAMENTO CONSCIENTE

Autores

Palavras-chave:

Letramento Digital, Pedagogia dos Multiletramentos, Letramento Decolonial, Processos Educacionais, Educação Inclusiva

Resumo

Na era contemporânea, o letramento ultrapassa os limites do ensino tradicional, abrangendo esferas diversas, desde o ambiente escolar até as plataformas digitais. Este artigo aborda a necessidade de explorar e entender os letramentos tradicional, escolarizado, digital e crítico dentro da Pedagogia dos Multiletramentos (Rojo, 2012). Essa abordagem analisa os aspectos técnicos da leitura e escrita e suas dimensões sociais, culturais e políticas. Além disso, a perspectiva decolonial é essencial, questionando hierarquias de poder e promovendo uma visão inclusiva das práticas de letramento. A investigação das inter-relações conceituais entre diferentes tipos de letramento é importante para uma educação equitativa e emancipatória. O artigo dialoga com estudos sobre letramento decolonial, conforme Dering (2021), e letramento integrado, conforme Gomes (2023), destacando contribuições significativas para a compreensão desses conceitos no contexto educacional contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvane Aparecida Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora nos Grupos CNPq FORPROLL/UFVJM e Texto Livre/UFMG.

Referências

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Do Computador ao Tablet: Vantagens Pedagógicas na Utilização de Dispositivos Móveis na Educação. Revista Educaonline, v. 6, p. 125-149, 2012.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos Digitais e Formação de Professores. In: III Congresso Ibero-Americano EducaRede, 2006, pp. 81-86.

COSCARELLI, Carla Viana.; RIBEIRO, Ana Elisa. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Ceale; Ed. Autêntica, 2005, 248p.

DERING, Renato de Oliveira. A prova de redação do Enem: manutenção da colonialidade por meio do ensino de produção textual. 2021. 220 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) -Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/api/core/bitstreams/77edbda3-e4fa-4cbb-8361-7be912ffed5f/content Acesso em 26 jul. 2023

DUTRA, Karine. A educação nas redes sociais. Redes Modernas, 2013. Disponível em: http://redes.moderna.com.br/2013/01/18/a-educacao-nas-redes-sociais/. Acesso em: 17 de jun. de 2023.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Petrópolis: Vozes, 1984.

GARCIA, Paulo Sergio. (s.d) A internet como nova mídia na educação. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/NOVAMIDIA.PDF. Acesso em: 20 jun.2023.

GOMES, Silvane Aparecida. Contribuições da Semiótica Discursiva para as práticas de letramento no ensino de língua portuguesa. 2023. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade

Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Disponível em: http://www.poslin.letras.ufmg.br/defesas/2226D.pdf Acesso em: 18 mar. 2024.

Kato, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. São Paulo: Ática,1986.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 141 p, 2012a.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 1. ed. Campinas: Papirus, 2003.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012b

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.

KLEIMAN, Angela B. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. In: Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/KqMWJvwLDpVwgmmVJpFv4bk/?format=pdf Acesso em: 22 abr. 2023.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, Carlos Alberto de; Morales, Ofelia Elisa Torres. (Org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens (Coleção Mídias Contemporâneas), v. 2. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, p.15-33, 2015. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 14 mar. 2023.

RECUERO, Raquel. Introdução à análise das redes sociais online. – Coleção EPUB: UFBA, 2017.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. – Porto Alegre: Sulina, Coleção Cibercultura, 2009.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.) Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. BH: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda Becker. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. ed. São Paulo. Ática, 2002. E-book.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

STREET, Brian V. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

Downloads

Publicado

2024-08-25

Como Citar

GOMES, Silvane Aparecida. TECENDO CONCEITOS NO ENSINO DE LINGUAGEM E LITERATURA: O LETRAMENTO CONSCIENTE. Revista Água Viva, [S. l.], v. 8, n. 3, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/55305. Acesso em: 18 nov. 2024.