CONTEMPLAÇÃO INTERPRETATIVA DAS CRIAÇÕES DAS PAISAGENS IMPRESSIONISTAS EM VERDE VAGOMUNDO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE BENEDICTO MONTEIRO, CLAUDE MONET E VAN GOGH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.32719

Palavras-chave:

Benedicto Monteiro. Claude Monet. Van Gogh. Construções paisagísticas. Impressionismo.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma interpretação (comparativa) entre duas construções paisagísticas contidas no romance Verde vagomundo, de Benedicto Monteiro (1992), e duas pinturas de Claude Monet (Matin sur la Seine, le beau temps e Impresão, nascer do sol) e uma de Van Gogh (Auto-retrato, 1887). Para tanto, amparar-nos-emos em Argan (1992) e Hauser (1994), ao discorrerem acerca dos aspectos característicos e, em certo sentido, filosóficos do Impressionismo; em Sandanello (2014, 2016), no que tange à fundamentação sobre o impressionismo literário (uma relação entre a estética do Impressionismo e a Literatura); em Lanson (1909), em seu estudo acerca da substância e adjetivação da palavra na prosa; e em Paes Loureiro (2001, 2015), ao falar sobre a poesia enquanto eterno devir e da fecundidade da Amazônia, berço de poeticidade em sua floresta. Ademais, externamos que as paisagens, tanto em pinturas, quanto em palavras, manifestam a poesia plasmada em pinturas “poemáticas” germinadas pela impressão.

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Biografia do Autor

Adonai da Silva de Medeiros, UEPA

Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Letras língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Monitor bolsista pelo Programa de Monitoria (UEPA/CCSE), atualmente atuando como Monitor nas disciplinas Concepções Literárias Universais, Literatura Infantojuvenil e Literatura Brasileira II, tendo também atuado como Monitor nas disciplinas Teoria Literária/Literatura (2018-2019) e Literatura Portuguesa (2018). Membro integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens Artísticas e Estilos Poéticos (LAESP-UEPA), vinculado a linha de pesquisa Literatura, Escrita e Estilo.

Raphael Bessa Ferreira, UEPA

Professor Assistente IV (TIDE) da área de Literatura do Departamento de Língua e Literatura da Universidade do Estado do Pará. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Mestre em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2010). Graduado em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade da Amazônia (2008). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagens Artísticas e Estilos Poéticos (LAESP). Membro do Grupo de Pesquisa "Estudos do Léxico no Discurso Literário", da USP. Membro (Annuaire) da Association Internationale de Stylistique (AIS). Editor-chefe da Ribanceira, Revista de Letras da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

MEDEIROS, Adonai da Silva de; FERREIRA, Raphael Bessa. CONTEMPLAÇÃO INTERPRETATIVA DAS CRIAÇÕES DAS PAISAGENS IMPRESSIONISTAS EM VERDE VAGOMUNDO: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE BENEDICTO MONTEIRO, CLAUDE MONET E VAN GOGH. Revista Água Viva, [S. l.], v. 6, n. 2, 2021. DOI: 10.26512/aguaviva.v6i2.32719. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/32719. Acesso em: 14 maio. 2024.