NOTAS CRÍTICO-SOCIOLÓGICAS SOBRE A LITERATURA COMO HORIZONTE DE HUMANIZAÇÃO

Autores

  • Wilder Kleber Fernandes de Santana UFPB
  • Weslei Chaleghi de Melo UTFPR e UEL

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.31020

Palavras-chave:

Literatura. Humanização. Notas crítico-sociológicas.

Resumo

Este trabalho se propõe a tecer notas crítico-sociológicas sobre a literatura como horizonte de humanização em que buscamos discutir considerações voltadas à literariedade, interligadas ao constituir-se humano. A vertente crítico-sociológica impulsiona cientistas da linguagem a imergir na história e na memória sociais para compreender processos de constituição das produções (de linguagem) contemporâneas. Para tanto, a pesquisa buscou subsídios teórico-metodológicos nos postulados de Candido (2009), Compagnon (2009), Cosson (2007) e Lajolo (2003), dentre outros, os quais desenvolvem um pensamento com base na alteridade e nas interrelações eu-outro. Em aspectos estruturais, o manuscrito está dividido em 2 seções. A primeira, intitulada Notas crítico-sociológicas sobre o papel humanizador da Literatura, contém reflexões sobre o potencial humanizador e transformacional da Literatura, alicerçadas nos dizeres de Candido (1972; 1985), em diálogo com interlocutores.  A segunda seção, A caminho da humanização pela Alteridade: análises de obras, abarca a análise de manuscritos em que é possível observar a concretização do processo humanizador da literatura, via domínios artísticos integradores do humano.

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Biografia do Autor

Wilder Kleber Fernandes de Santana, UFPB

Escritor, Poeta, e Professor. Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN). Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Integra, como representante discente do Doutorado, o colegiado do Proling/UFPB (2019/2020).

Weslei Chaleghi de Melo, UTFPR e UEL

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), graduado em Pedagogia, pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017). Pós-graduação a nível de Especialização em: Psicopedagogia Clínica e Institucional; Gestão Escolar: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção; Ensino Religioso e em Educação Especial e Inclusiva. Pós-graduando em Educação: Métodos e técnicas de ensino (UTFPR). Atualmente, curso Letras- Português na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador Pedagógico no CMEI - Ciranda do Saber, professor atuando nos anos inicias do Ensino Fundamental e Superior como docente do curso de Pedagogia da Faculdade Paraná - FAP.

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Publicado

2020-04-19

Como Citar

SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; MELO, Weslei Chaleghi de. NOTAS CRÍTICO-SOCIOLÓGICAS SOBRE A LITERATURA COMO HORIZONTE DE HUMANIZAÇÃO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i3.31020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/31020. Acesso em: 7 nov. 2024.

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