NOTAS CRÍTICO-SOCIOLÓGICAS SOBRE A LITERATURA COMO HORIZONTE DE HUMANIZAÇÃO

Auteurs-es

  • Wilder Kleber Fernandes de Santana UFPB
  • Weslei Chaleghi de Melo UTFPR et UEL

DOI :

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.31020

Mots-clés :

Literatura. Humanização. Notas crítico-sociológicas.

Résumé

This paper proposes to make critical-sociological notes about literature as a horizon of humanization in which we seek to discuss considerations focused on literariness, interconnected to becoming human. The critical-sociological aspect encourages language scientists to immerse themselves in social history and memory to understand the processes of constitution of contemporary (language) productions. To this end, the research seeks theoretical and methodological subsidies in the postulates of Candido (2009), Compagnon (2009), Cosson (2007) and Lajolo (2003), among others, who develop a thought based on alterity and European interrelationships. other. In structural aspects, the manuscript is divided into 2 sections. The first, entitled Critical-sociological notes on the humanizing role of Literature, contains reflections on the humanizing and transformational potential of Literature, based on the words of Candido (1972; 1985), in dialogue with interlocutors. The second section, On the way to humanization through Alterity: analysis of works, includes the analysis of manuscripts in which it is possible to observe the concretization of the humanizing process of literature, through artistic domains that integrate the human.

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Bibliographies de l'auteur-e

Wilder Kleber Fernandes de Santana, UFPB

Escritor, Poeta, e Professor. Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN). Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). Integra, como representante discente do Doutorado, o colegiado do Proling/UFPB (2019/2020).

Weslei Chaleghi de Melo, UTFPR et UEL

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), graduado em Pedagogia, pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017). Pós-graduação a nível de Especialização em: Psicopedagogia Clínica e Institucional; Gestão Escolar: Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção; Ensino Religioso e em Educação Especial e Inclusiva. Pós-graduando em Educação: Métodos e técnicas de ensino (UTFPR). Atualmente, curso Letras- Português na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador Pedagógico no CMEI - Ciranda do Saber, professor atuando nos anos inicias do Ensino Fundamental e Superior como docente do curso de Pedagogia da Faculdade Paraná - FAP.

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Publié-e

2020-04-19

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SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; MELO, Weslei Chaleghi de. NOTAS CRÍTICO-SOCIOLÓGICAS SOBRE A LITERATURA COMO HORIZONTE DE HUMANIZAÇÃO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i3.31020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/31020. Acesso em: 22 déc. 2024.

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