VALE TUDO EM PEGA PEGA ”“ O MESMO QUE SIGNIFICA DIFERENTE (EM) CENA DA LITERATURA TELENOVELÍSTICA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i2.29183

Palavras-chave:

Vale Tudo. Pega Pega. Telenovela. Paráfrase. Polissemia.

Resumo

Dentro do processo de criação literária, a novela, trata-se de uma das várias manifestações em prosa. À vista disso, a televisão vem explorando tal componente através do núcleo artístico das telenovelas brasileiras, com instigantes possibilidades, inclusive, de trazer à tona, cenas clássicas que fizeram grande sucesso e marcaram época na dramaturgia. Nesse enquadramento, pelo viés da Análise do Discurso de linha francesa, enquanto dispositivo teórico e analítico, vê-se o mobilizar da memória discursiva, que repete, refuta e transforma-se, histórico e socialmente na ação da literatura telenovelística, produzindo efeitos de memória nos telespectadores, gerando novas formulações no interdiscurso das personagens que se comportam como àquelas e trazem o repetível, “puro já dito”, em outros momentos da teledramaturgia. Desse modo, este artigo pretende analisar a presença da memória discursiva e do interdiscurso na ação que o personagem Athaíde tenta fugir e reviver/refazer a cena em que Marco Aurélio “faz um gesto de mandar uma banana para o Brasil”, dando visibilidade aos movimentos parafrásticos e polissêmicos que se fundam sob essas diferentes conjunturas. Focam-se como objetos de análises as novelas Vale Tudo (1988) e Pega Pega (2017), veiculadas pela TV Globo e como corpus discursivo utilizou-se duas imagens que circulam na mídia digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir dos Santos Silva, UNICAP

Graduado em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa, Inglesa e suas Respectivas Literaturas (2009) e Especialista em Psicopedagogia Institucional (2011) pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (Bolsista FAINTVISA), exerceu também, a função de representante do corpo discente. Mestre (Bolsista CAPES, 2016) e Doutorando (Bolsista FACEPE) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/UNICAP), representou o corpo discente no mestrado (13ª turma) e doutorado (3ª turma), no Colegiado do PPGCL, onde integrou também, entre 2018 a 2019, a Comissão de Bolsas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUC/CAPES), além disso, é membro do Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado: Discurso, sujeito e sociedade, na UNICAP. Atuou como Professor Pesquisador e Tutor virtual, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, no Curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa na modalidade a distância pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Aberta do Brasil (EAD/UFRPE/UAB, 2010 -2017). Na educação básica, de 2007 a 2013, desempenhou atividades na docência, trabalhando as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa, nas modalidades: Infantil, Fundamental II e Médio. Já em Pré-vestibulares, ministrou a disciplina de Redação, nos Projetos: Você na faculdade (FAINTVISA, 2006 -2009) e Cavest: um passo para à universidade, na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, (UFPE/CAV, 2011). Ainda, na UFPE, entre os semestres de 2011.1 a 2013.1, sob a orientação da Profª Drª Lívia Suassuna, atuou na condição de colaborador voluntário, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa de Educação Tutorial (PET Letras). Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, atuou constantemente em comissões organizadoras. Tem interesse pela investigação das seguintes temáticas: dialogismo e afetividade na relação entre educadores e educandos; didática, metodologia e práticas de ensino; leitura e criticidade-reflexão; literatura e ensino-aprendizagem, oralidade e argumentação e gagueira sob a perspectiva discursiva, utilizando como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa (AD).

Dalexon Sérgio da Silva, UNICAP

Pós-doutorando e Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior ”“ PDSE ”“ CAPES, pela Universidade de Lisboa/Universidade Aberta de Lisboa. Membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Portugal. 

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: nota sobre os aparelhos ideológicos do Estado (AIE). Rio de Janeiro, Edições Graal, p. 92-99, 1985.

ALTHUSSER, Louis. Freud e Lacan, Marx e Freud: introdução crítica-histórica. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1991.

AMOROSO, Patrícia; MONTUORI, Carla. Bebel e Olavo - idolatrados “vilões” e “mocinhos” das oito: uma análise intertextual da novela Paraíso Tropical. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caligrama/article/view/68133.Acesso em: 23 dez. 2017.

BALOGH, Anna Maria. O discurso Ficcional na TV: Sedução e Sonho em Doses Homeopáticas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

BORGES, Águida Aparecida da Cruz. No detalhe do traço: ritos, cores e resistência. In: ZOPPI-FONTANA, Mônica G.; FERRARI, Ana Josefina. (orgs.). Mulheres em discurso: identificação de gênero e práticas de resistência, Vol. 2, Campinas, São Paulo: Pontes Editores, p. 121-134, 2017.

BORELLI, Sílvia Helena Simões. (Org). Gêneros ficcionais, produção e cotidiano na cultura popular de massa. SP. INTERCOM/CNPq. 1994.

BUONNANO, Milly. Além da proximidade cultural: não contra a identidade, mas a favor da alteridade. Para uma nova teoria crítica dos fluxos televisivos interacionais. In. LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (org.). Telenovela. Internacionalização e Interculturalidade. São Paulo, Edições Loyola: 2004.

CAZARIN, Ercília Ana. Interlocução discursiva: a afirmação funcionando como negação. In: ERNST-PEREIRA, Aracy; FUNCK, Suzana Bornéo. (orgs.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas: Educat, p. 137-144, 2001.

CHUMBOGORDO. Cuidado com a banana. Disponível em: <http://www.chumbogordo.com.br/5986-cuidado-com-banana/>. Acesso em: 10 jan. 2020.

COURTINE. Jean Jacks. O chapéu de Clémentis. Observações sobre a memória e o esquecimento na enunciação do discurso político. In: INDURSKY, F.; FERREIRA, M. C. L. (Orgs.). Os múltiplos territórios da Análise do Discurso. Porto Alegre: Editora Sagra-Luzzato, 1999, p. 15-22.

ÉPOCA. Estreia de pega pega quebra recorde de audiência à s 7h. Disponível em: <https://epoca.globo.com/sociedade/bruno-astuto/noticia/2017/06/estreia-de-pega-pega-quebra-indice-deaudiencia-7.html>. Acesso em: 10 jan. 2020.

EXTRA. Punido em ‘Pega pega’, Reginaldo Faria revive cena de ‘Vale tudo’ e dispara: ‘Nossos políticos é que são os bananas’. Disponível em:< https://extra.globo.com/tv-e-lazer/punido-em-pega-pega-reginaldo-faria-revive-cena-de-vale-tudo-dispara-nossos-politicos-que-sao-os-bananas-22240892.html>. Acesso em: 31 mai. 2018.

GOMES, Antônio Marcos Tosoli. O desafio da análise de discurso: os dispositivos analíticos na construção de estudos qualitativos. R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2006 out/dez; 14(4):620-6. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v14n4/v14n4a20.pdf> Acesso em: 28 mai. 2018.

GSHOW. A polícia intercepta o avião de Athaíde e Lígia. Disponível em: <http://gshow.globo.com/novelas/pega-pega/capitulo/2018/01/08/#video-6407430> Acesso em: 28 mai. 2018.

GSHOW. Fuga de Athaíde tem citação à cena de 'Vale Tudo'; confira os bastidores. Disponível em: <https://gshow.globo.com/novelas/pega-pega/noticia/fuga-de-athaide-tem-citacao-a-cena-de-vale-tudo-confira-os-bastidores.ghtml> Acesso em: 31 mai. 2018.

GSHOW. 'Pega Pega': conheça o elenco da nova novela das 7. Disponível em: <https://gshow.globo.com/tv/noticia/pega-pega-conheca-o-elenco-da-nova-novela-das-7.ghtml> Acesso em: 28 mai. 2018.

HAROCHE, Claudine. Fazer, dizer, querer, dizer. São Paulo: Hucitec, p. 178, 1992.

HOLANDA, Francisco Thiê da Conceição. “Sem querer querendo”: análise do programa chaves e sua permanência por 40 anos em exibição. Centro de Ensino Superior do Ceará Faculdade Cearense Curso de Publicidade e Propaganda (Monografia em Publicidade e Propaganda). Fortaleza, 2014. Disponível em: <https://www.faculdadescearenses.edu.br/biblioteca/TCC/PUB/SEM%20QUERER%20QUERENDO/pdf>. Acesso em: 28 abr. 2017.

LAGAZZI, Suzy. Linha de Passe: a materialidade significante em análise. RUA [online] ”“ Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Disponível em: <http://www.labeurb.unicamp.br/rua/>, n. 16, v. 2, 2010. Acesso em: 12 janeiro 2019.

LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. Linguagem, ideologia e psicanálise. Estudos da Língua(gem), Vitória da Conquista, v. 01, p. 69-75, Jun., 2005. Disponível em: <http://estudosdalinguagem.cpelin.org/index.php/estudosdalinguagem/article/viewFile/10/16> Acesso em: 24 jul. 2014.

LIMA, Solange Martins Couceiro. et al. A telenovela e o Brasil: Relatos de uma experiência acadêmica. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, vol. XXIII, nº 1, 2000.

MALISKA, Maurício Eugênio. A voz: um corpo que não engana. In: FLORES, G. G. B.; GALLO, Solange Maria Lêda; LAGAZZI, Suzy. (orgs). Análise do discurso em rede: cultura e mídia. Vol. 3, Campinas, São Paulo: Pontes Ed., p. 50-70, 2017.

MARTÃN-BARBERO, Jesús. Televisión y Melodrama. Géneros ylecturas de la telenovela en Colombia. Bogotá, Colombia: Tercer mundo editores, 1992.

MARTÃN-BARBERO, Jesús. Dos meios à s mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

MAZZIOTTI, Nora. A força da emoção. A telenovela: negócios, audiências, histórias. In. LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. (org.). Telenovela. Internacionalização e Interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MEMÓRIA GLOBO. Uma banana para o brasil. Tramas paralelas. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/vale-tudo/uma-banana-para-o-brasil.htm> Acesso em: 28 mai. 2018.

MEMÓRIA GLOBO. Vale tudo. Trama Principal. Disponível em: <http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/vale-tudo/trama-principal.htm> Acesso em: 28 mai. 2018.

MOISÉS, Massaud. A criação literária. Editora Cultrix, São Paulo, 1985, p. 55.

NA TELINHA. Em desfecho, "Pega Pega" terá referência a "Vale Tudo" em cena de helicóptero "Pega Pega". Disponível em: <https://natelinha.uol.com.br/novelas/2017/12/28/em-desfecho-pega-pega-tera-referencia-a-vale-tudo-em-cena-de-helicoptero-113146.php> Acesso em: 31 mai. 2018.

NOTÃCIAS DA TV. Pega Pega corrige impunidade de Vale Tudo com prisão no último capítulo. Disponível em: <http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/pega-pega-corrige-impunidade-de-vale-tudo-com-prisao-no-ultimo-capitulo-18410> Acesso em: 28 mai. 2018.

ORLANDI, Eni. Punicelli. Discurso e Texto: formulação e circulação de sentidos. Campinas/SP: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni. Punicelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas - SP: Editora da UNICAMP, 2007.

ORLANDI, Eni. Punicelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 2011.

ORLANDI, Eni. Punicelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

ORLANDI, Eni. Punicelli. Análise de discurso. In: LAGAZZI, Suzy; ORLANDI, Eni Punicelli. (orgs.). Discurso e textualidade, 3 Ed, Campinas, São Paulo: Pontes Editores, p. 13-76, 2015.

ORTIZ, Renato. et al. Telenovela: história e produção. 2ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

PÊCHEUX, Michel. Rôle de La mémoire. In: MALDIDIER, Denise. (Org.). Histoire et Linguistique. Paris: Editions de La Maison des Sciences de l´Homme, 1984.

PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre [et al.]. Papel da Memória. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010, p.49-57.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 3.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, [1975] 1997, p. 159-185.

PÊCHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso. Campinas: UNICAMP, [1969]1993.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni Orlandi, Campinas, SP: Pontes, 1990.

SILVA, Rodrigo de Santana. Et al. Entre paráfrase e polissemia: a movência dos sentidos e dos sujeitos em “saímos do Facebook”. Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, p. 229-242, ago./dez. 2017. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/764> Acesso em: 28 mai. 2018.

SILVA, Lourdes. Melodrama e telenovela: dimensões históricas de um gênero/formato. 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013. UFOP, Ouro Preto/Minas Gerais. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-audiovisual-e-visual/melodrama-e-telenovela-dimensoes-historica-de-um-genero-formato> Acesso em: 23 dez. 2017.

SOARES, Alexandre Ferrari. Sem corpo, sem língua, num entrelugar: sobre os sujeitos transexuais na mídia. In: FLORES, Giovanna. G. Benedetto. et al (orgs.). Análise do discurso em rede: cultura e mídia. Vol. 3, Campinas, São Paulo: Pontes Ed., p. 35, 2017.

STRAUBHAAR, Joseph. As múltiplas proximidades das telenovelas e das audiências. In. LOPES, M. I. V. (org.). Telenovela. Internacionalização e Interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

TERRA. Como não amar “vale tudo”? 10 motivos para curtir a reprise desse clássico que faz 30 anos. Por Duh Secco - 16 de maio de 2018 - 18:00. Disponível em: <https://rd1.com.br/como-nao-amar-vale-tudo-10-motivos-para-curtir-a-reprise-desse-classico-que-faz-30-anos/> Acesso em: 10 jan. 2020.

TERRA. “Pega Pega” corrige impunidade de “Vale Tudo” e mostra que a justiça tarda, mas não falha. Disponível em: <https://rd1.com.br/pega-pega-corrige-impunidade-de-vale-tudo-e-mostra-que-a-justica-tarda-mas-nao-falha/> Acesso em: 28 mai. 2018.

THOMASSEAU, Jean-Marie. O Melodrama. São Paulo: Perspectiva, 2005.

XAVIER, Nilson. Novela “Vale Tudo” completa 24 anos de sua estreia. Disponível em: <https://nilsonxavier.blogosfera.uol.com.br/2012/05/16/novela-vale-tudo-completa-24-anos-de-sua-estreia/> Acesso em: 28 mai. 2018.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

SILVA, Claudemir dos Santos; SILVA, Dalexon Sérgio da. VALE TUDO EM PEGA PEGA ”“ O MESMO QUE SIGNIFICA DIFERENTE (EM) CENA DA LITERATURA TELENOVELÍSTICA BRASILEIRA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i2.29183. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/29183. Acesso em: 26 abr. 2024.