VALE TUDO EM PEGA PEGA ”“ O MESMO QUE SIGNIFICA DIFERENTE (EM) CENA DA LITERATURA TELENOVELÍSTICA BRASILEIRA
DOI :
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i2.29183Mots-clés :
Vale Tudo. Pega Pega. Telenovela. Paráfrase. Polissemia.Résumé
Dentro do processo de criação literária, a novela, trata-se de uma das várias manifestações em prosa. À vista disso, a televisão vem explorando tal componente através do núcleo artístico das telenovelas brasileiras, com instigantes possibilidades, inclusive, de trazer à tona, cenas clássicas que fizeram grande sucesso e marcaram época na dramaturgia. Nesse enquadramento, pelo viés da Análise do Discurso de linha francesa, enquanto dispositivo teórico e analítico, vê-se o mobilizar da memória discursiva, que repete, refuta e transforma-se, histórico e socialmente na ação da literatura telenovelística, produzindo efeitos de memória nos telespectadores, gerando novas formulações no interdiscurso das personagens que se comportam como à quelas e trazem o repetível, “puro já dito”, em outros momentos da teledramaturgia. Desse modo, este artigo pretende analisar a presença da memória discursiva e do interdiscurso na ação que o personagem Athaíde tenta fugir e reviver/refazer a cena em que Marco Aurélio “faz um gesto de mandar uma banana para o Brasil”, dando visibilidade aos movimentos parafrásticos e polissêmicos que se fundam sob essas diferentes conjunturas. Focam-se como objetos de análises as novelas Vale Tudo (1988) e Pega Pega (2017), veiculadas pela TV Globo e como corpus discursivo utilizou-se duas imagens que circulam na mídia digital.
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