LITERATURA INDÍGENA NA ESCOLA: A TEORIA A FAVOR DA PRÁTICA NO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i2.23842

Palavras-chave:

Literatura indígena; Teoria; Ensino.

Resumo

Este trabalho objetiva discutir o ensino da literatura indígena, partindo do aporte teórico e metodológico que vem se abrindo para o conhecimento a favor da prática no ensino. A pesquisa bibliográfica revela que, atualmente, tem-se a preocupação com a discussão do tema que vem se expandido nos centros acadêmicos. As pesquisadoras Janice Thiél (2012), Graça Graúna (2013), Sueli de Souza Cagnetti e Alcione Pauli (2015) apresentam estudos acerca da literatura indígena, propostas de formação profissional e prática em sala de aula, com o intuito de levar conhecimento ao acerca do contexto da produção de literatura indígena para que a prática se efetiva ao encontro do objetivo literário, formar leitores mais críticos e aproximar as diferenças com a promoção do respeito. A fim de exemplificar possibilidades de estudo, o artigo apresenta a obra As fabulosas fábulas de Iauraetê (2007) do autor Kaká Werá Jecupé que compõe excelente material de auxílio no ensino e aprendizagem dessa literatura. Adquirir conhecimento a respeito da literatura indígena é relevante para que as práticas de ensino com as obras literárias dessa autoria sejam exploradas de maneira que favoreça seus objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Silvia Sampaio, UNEMAT

Possui graduação em Letras-Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Selviria (2004). Docente das disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa na Escola Estadual Professora Alzira Maria da Silva desde 2000 e diretora nos anos de 2012 a 2015 na mesma instituição. Atualmente atua em sala de aula como professora de Língua Portuguesa para o ensino fundamental. Aluna de mestrado acadêmico PPGLetras, Unemat, no campus de Sinop.

Rosana Rodrigues da Silva, UNEMAT

Doutora em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2003). Mestre em Letras pela UFRGS (1997) e graduada em Letras pela UNESP, campus de Assis (1992) Professora efetiva do curso de graduação em Letras, do Mestrado profissionalizante (PROFLETRAS) e do mestrado acadêmico (PPGLetras) , da UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso), Campus de Sinop. Tem experiência na área de Literatura Infantil e Juvenil, formação de leitor, teoria do texto poético, literatura brasileira e literatura produzida em Mato Grosso. Integra o grupo Estudos comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas. É editora do periódico on line do curso de Letras da Unemat, de Sinop, Revista de Letras Norte@mentos (ISSN 1983-8018), desde 2008.

Referências

ARRUDA, Soraia da Silva. O uso das fábulas no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/entretenimento/o-uso-das-fabulas-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-no-ensino-fundamental/46948/> Acesso em: 21 fev. 2019.
CAGNETTI, Sueli de Souza; PAULI, Alcione. Trilhas Literárias indígenas para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
DORRICO, Julie. DANNER, Leno Francisco. CORREIA, Heloisa Helena Siqueira. DANNER, Fernando. (Orgs). Literatura Indígena Contemporânea. Criação, Crítica e recepção. Porto Alegre: Editora FI, 2018.
GRAÚNA, Graça. Contrapontos da Literatura Indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições. 2013.
JECUPÉ, Kaká Werá. As fabulosas fábulas de Iauaretê. São Paulo: Peirópolis. 2007.
THIÉL, Janice. Pele Silenciosa, Pele Sonora: A literatura Indígena em destaque. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
Kaka Wera- Encontros de Interrogação/2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6FuZQUlwxV4> . Acesso em: 24 jul. 2018.
As Fabulosas Fábulas de Iauarete. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DoY3LvvkUYY> Acesso em: 24 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

SAMPAIO, Leila Silvia; SILVA, Rosana Rodrigues da. LITERATURA INDÍGENA NA ESCOLA: A TEORIA A FAVOR DA PRÁTICA NO ENSINO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i2.23842. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23842. Acesso em: 6 maio. 2024.