DA PRÁTICA À TEORIA ”“ O CONTO NA PERSPECTIVA DE QUATRO CONTISTAS

Autores

  • Rosa Maria Severino Ueno UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12205

Palavras-chave:

Conto; Teoria do conto; Conto breve.

Resumo

Neste artigo, discorreremos sobre o conto como um gênero literário autônomo. Para tanto, revisitaremos alguns textos de pretensões teóricas de destacados contistas dos séculos XIX e XX, a saber: Edgar Alan Poe, Anton Tchekhov, Horacio Quiroga e Julio Cortázar, que reconheceram no gênero alguns elementos comuns para sua definição, por exemplo; técnica, concisão, tensão, intensidade, unidade de efeito e rigor estilístico. Escolher escritores, em vez de teóricos ou críticos estritos, justifica-se não somente pelo fato de suas reflexões serem relevantes para os estudos sobre o tema, mas também pelo interesse em nos aprofundarmos na estrutura do conto pelo viés da práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Severino Ueno, UnB

Doutoranda em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (Pós-Lit) da Universidade de Brasília (UnB). Início: 2016. Mestre em Literatura (UNB-2009) e Graduada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-2003). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em teoria literária, literatura brasileira e hispano-americana, língua espanhola e tradução. Como tradutora independente, em 2010 ganhou o Prêmio Novos Tradutores do Brasil

Referências

ANGELIDES, S. A. P. Tchékhov: cartas para uma poética. São Paulo: Edusp, 1995.

ARREOLA. J. J. Confabulario definitivo. Edición de Carmen de Mora. Madrid: Ediciones Cátedra S. A., 1986.

BOSCH, J. Apuntes sobre el arte de escribir cuentos. In: PACHECO, C.; BARRERA LINARES, L. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.

CORTÁZAR, J. Valise de Cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1974.

DRUCAROFF, E. Fantástico desencantado: los nietos de Julio Cortázar. Axxón: Revista argentina en español en soporte informático de Ciencia Ficción, Fantasía y Terror, n.155 - octubre de 2005. Disponível em: <http://axxon.com.ar/rev/155/c-155ensayo.htm> Acesso em: 07 jan. 2009.

PACHECO, C.; BARRERA LINARES, L. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.

PINTO, A. D. Princípios poéticos e tradição nos contos de Edgar Allan Poe e de Álvaro do Carvalhal. Universidade do Algarve e Centro de Estudos Comparatistas (FLL). Disponível em: Acesso em: 15 jun. 2008.

POE, E. A. A filosofia da Composição. In: ____. A filosofia da Composição. Poemas e ensaios. Tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. Rio de Janeiro: Globo, 1985. 101-112p. (Biblioteca dos Séculos).

____. Contos contados duas vezes, de Nathaniel Hawthorne. In: Revista Cerrados. Publicação do Departamento de Teoria Literária e Literatura do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB, ano 12, n.16, (2003). Brasília, 2003. 133p.

____. Histórias extraordinárias. São Paulo: Companhia das Letras. 2008. 272p.

QUIROGA, Horacio. Decálogo del perfecto cuentista. Disponível em: Acesso em: 13 fev. 2007.

____. Decálogo do perfeito contista. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.

____. El manual del perfecto cuentista. In: PACHECO, Carlos e BARRERA LINARES, Luis (compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.

____. Todos los cuentos. Edición crítica. N. B. Poince de León y J. La forgue (org.). ALLCA ”“ XX ”“ UFRJ Editora. Col. Archivos. n.26. [s.d.].

SARDUNÃ D’ACRI, T. R. Arreola y Monterroso: tradición y modernidad en el cuento mexicano. In: Revista de crítica literaria latinoamericana. Año XXXI, n. 61, Lima-Hanover, primer semestre de 2005, p. 91-109.

SILVA Y ACEVES, M. Mariano Silva y Aceves: material de lectura. Selección y nota de Beatriz Espejo. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2008, p. 24. (Serie El Cuento Contemporáneo, núm. 40).

TCHEKHOV, A. P. Cartas para uma poética. Org. Sofia Angelides. São Paulo: Edusp, 1995.

____. Cartas sobre el cuento. In: PACHECO e BARRERA LINARES, 1993, p. 315-323.

TODOROV, T. As estruturas narrativas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.

Downloads

Publicado

2018-08-24

Como Citar

UENO, Rosa Maria Severino. DA PRÁTICA À TEORIA ”“ O CONTO NA PERSPECTIVA DE QUATRO CONTISTAS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12205. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12205. Acesso em: 7 nov. 2024.