RETRATOS DA LEITURA, RETRATOS DO LEITOR: GESTOS, ESPAÇOS, HÁBITOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12201Palavras-chave:
Leitura; Representações da leitura; Representações; Retratos da leitura no Brasil.Resumo
O objetivo deste texto é de analisar os resultados relativos à 4a. edição da pesquisa Retratos da leitura no Brasil (Failla, 2016) do ponto de vista das representações sobre a atividade de leitura que ela veicula bem como a seleção dos enunciados selecionados pelos respondentes. Para o desenvolvimento da reflexão, mobilizamos as noções de representação tal como definida por Chartier (1985) e de leitura a partir dos trabalhos de Dumortier (2001), Gilson (2003), Kleiman (2002) e Brehm (2011).
Downloads
Referências
ASSUMÇÃO, J. Leitura cultural, crítica ou utilitária. In: GALENO, A. (Org.) Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial/ Instituto Pró-livro, 2008.
BOURDIEU, P. A distinção. Porto Alegre/São Paulo: Zouk/Edusp, 1979[2006].
BREHM, S. Du sens aux sens: les représentations mentales dans l’acte de lecture. In: Protée, v. 39 n. 2, p. 107-112. Université du Québec à Chicoutini: Département de des arts et lettres, 2011.
CHARTIER, R. (Dir.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1985[2001].
____. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1984 (2002].
____. Uma trajetória intelectual: livros, leituras, literaturas. In: ROCHA, J.C.C. (Org.) A força das representações: história e ficção. Chapecó: Argos, 1984 [2002].
DUMORTIER, J. L. Lire le récit de fiction. Pour étayer un apprentissage: théorie et pratique. Bruxelles: De Boeck Duculot, 2001.
FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
GIASSON, J. La lecture: de la théorie à la pratique. Québec: G. Morin, 2003.
KLEIMAN, A. Texto & Leitor. Aspectos cognitivos da Leitura. São Paulo: Pontes, 1989[2002].
JOVER-FALEIROS, R. Sobre o prazer e o dever ler. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N.; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola. p. 113-134, 2013.
JOUVE, V. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. (Orgs.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda editorial. p. 55-67, 2004[2012].
LAHIRE, B. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2002[2004].
Rodella, G.O. As práticas de leitura literária de adolescentes e a escola: tensões e influências. Tese (Doutorado em Educação) PPGE/USP, São Paulo, 2013.
ROUXEL, A. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor. In: Cadernos de pesquisa. v. 42, n. 145, p. 272-283, 2007[2012].
SILVA, E. T. A escola e a formação dos leitores. In: FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Instituto Pró livro/Imprensa oficial, 2012.
ZILBERMAN, R. Ler é dever, livro é prazer? In: FAILLA, Z. (Org.) Retratos da leitura no Brasil 3. São Paulo: Instituto Pró livro/Imprensa oficial, 2012.
RHODEN, C. Nunca me sonharam. DVD. Colorido. BRA, 2017.
JARDIM, J. Pro dia nascer feliz. DVD. Colorido, BRA, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.