A CASA E A TELA EM A DANÇA DO JAGUAR: ESPACIALIDADES FANTÁSTICAS

Autores

  • Antonio Aparecido Mantovani UNEMAT
  • Rosana Barros Varela UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12179

Palavras-chave:

Fantástico; Espaço ficcional; Pictórico; Tereza Albues.

Resumo

No presente trabalho, busca-se analisar como se dá a intersecção entre os espaços físico e simbólico ”“ casa e tela ”“ no romance A dança do jaguar, da mato-grossense Tereza Albues. Na obra, que pode ser associada à “imaginação meditada”, variação do gênero fantástico fundada por Casares (2006), a fronteira entre espaço físico ficcional e pictórico se liquefaz, contribuindo para a geração da atmosfera de ambiguidade fundamental à ocorrência do fantástico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Aparecido Mantovani, UNEMAT

Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense de Umuarama (1987), especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte em Literatura Brasileira, mestrado (2002) e doutorado (2010) em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Antonio é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1991. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Moderna, Contemporânea, Literatura Comparada e Literaturas de Língua Portuguesa. Integra os Grupos de Pesquisa: Estudos Comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas e Estudos Cabo-verdianos, certificados pelo CNPQ desde 07/12/2007. Participa como coordenador do projeto de pesquisa A condição da mulher representada em obras de escritoras brasileiras e africanas em língua portuguesa da contemporaneidade, e participa como colaborador dos projetos O intercâmbio literário entre Brasil e Cabo Verde na contemporaneidade e, Multiletramentos e tecnologia: formação e prática docente MULTFOR (UNEMAT). Atualmente também compõe o corpo docente do PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras - Unidade do Campus Universitário de Sinop e do PPGLetras, Mestrado Acadêmico em Língua e Literatura, é membro do Conselho Editorial da Revista Norte@mentos, parecerista da Revista Crioula (USP) e da Revista de Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (integra o SciELO) e membro do Conselho Consultivo da revista Scripta Alumni, do Colegiado de Curso do PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras - Unidade/Sinop e do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Licenciatura em Letras da Unemat, Campus de Sinop.

Rosana Barros Varela, UNEMAT

Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Sinop. Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015) e bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela Faculdade de Sinop (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas de língua portuguesa e narrativa fantástica. Atuou como professora substituta na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em que ministrou as disciplinas Leitura e Produção de Texto e Português Instrumental. É membro do grupo de pesquisa ESTUDOS COMPARATIVOS DE LITERATURA: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas, da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

ALBUES, T. A dança do jaguar. Paris: Edição Zero Hora, 2000.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini et al. 4. ed. São Paulo: UNESP, 1998.

CHEVALIER, J.; GUEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Tradução de Vera Costa e Silva et al. 2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.

DALCASTAGNÈ, R. O narrador e suas circunstâncias. In: ____. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. São Paulo: Editora Horizonte e EdUERJ, 2012, p. 75-107.

FOULCAULT, M. Outros espaços. In: Ditos & Escritos III ”“ Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FURTADO, Felipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.

GAMA-KHALIL, M. M. Espacialidades geradoras da ambientação fantástica em A invenção de Morel. In: BORGES FILHO, O.; BARBOSA, S. (Orgs.). Poéticas do espaço literário. São Paulo: Editora Claraluz, 2009. p. 63-74.

HARVEY, P. Dicionário Oxford de Literatura Clássica grega e latina. Tradução de Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. Introdução, tradução e notas Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.

LINS, O. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.

POE, E. A. A filosofia da composição. In: ____. Ficção completa, poesia & ensaios. Organização e tradução de Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 2001. p. 911-920.

POULET, G. O espaço proustiano. Tradução de Ana Luiza B. Martins Costa. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

REIS, C.; LOPES, A. C. M. Dicionário de narratologia. 5 ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1996.

ROAS, D. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Tradução de Julián Fuks. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.

TOMACHEVSKI, B. Temática. In: EIKHENBAUM; CHKLOVSKI; JAKOBSON. TOMACHEVSKI. Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1976. p. 169-204.

WALTY, I. L. C.; FONSECA, M. N. S.; CURY, M. Z. F. Imagens na leitura. In: ____. Palavra e imagem: leituras cruzadas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 49-69.

Downloads

Publicado

2018-08-24

Como Citar

MANTOVANI, Antonio Aparecido; VARELA, Rosana Barros. A CASA E A TELA EM A DANÇA DO JAGUAR: ESPACIALIDADES FANTÁSTICAS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12179. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12179. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)