A CASA E A TELA EM A DANÇA DO JAGUAR: ESPACIALIDADES FANTÁSTICAS

Autores/as

  • Antonio Aparecido Mantovani UNEMAT
  • Rosana Barros Varela UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12179

Palabras clave:

Fantástico; Espaço ficcional; Pictórico; Tereza Albues.

Resumen

No presente trabalho, busca-se analisar como se dá a intersecção entre os espaços físico e simbólico ”“ casa e tela ”“ no romance A dança do jaguar, da mato-grossense Tereza Albues. Na obra, que pode ser associada à “imaginação meditada”, variação do gênero fantástico fundada por Casares (2006), a fronteira entre espaço físico ficcional e pictórico se liquefaz, contribuindo para a geração da atmosfera de ambiguidade fundamental à ocorrência do fantástico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Aparecido Mantovani, UNEMAT

Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense de Umuarama (1987), especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte em Literatura Brasileira, mestrado (2002) e doutorado (2010) em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Antonio é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1991. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Moderna, Contemporânea, Literatura Comparada e Literaturas de Língua Portuguesa. Integra os Grupos de Pesquisa: Estudos Comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas e Estudos Cabo-verdianos, certificados pelo CNPQ desde 07/12/2007. Participa como coordenador do projeto de pesquisa A condição da mulher representada em obras de escritoras brasileiras e africanas em língua portuguesa da contemporaneidade, e participa como colaborador dos projetos O intercâmbio literário entre Brasil e Cabo Verde na contemporaneidade e, Multiletramentos e tecnologia: formação e prática docente MULTFOR (UNEMAT). Atualmente também compõe o corpo docente do PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras - Unidade do Campus Universitário de Sinop e do PPGLetras, Mestrado Acadêmico em Língua e Literatura, é membro do Conselho Editorial da Revista Norte@mentos, parecerista da Revista Crioula (USP) e da Revista de Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (integra o SciELO) e membro do Conselho Consultivo da revista Scripta Alumni, do Colegiado de Curso do PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras - Unidade/Sinop e do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Licenciatura em Letras da Unemat, Campus de Sinop.

Rosana Barros Varela, UNEMAT

Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Sinop. Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015) e bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela Faculdade de Sinop (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas de língua portuguesa e narrativa fantástica. Atuou como professora substituta na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em que ministrou as disciplinas Leitura e Produção de Texto e Português Instrumental. É membro do grupo de pesquisa ESTUDOS COMPARATIVOS DE LITERATURA: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas, da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Citas

ALBUES, T. A dança do jaguar. Paris: Edição Zero Hora, 2000.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini et al. 4. ed. São Paulo: UNESP, 1998.

CHEVALIER, J.; GUEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Tradução de Vera Costa e Silva et al. 2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.

DALCASTAGNÈ, R. O narrador e suas circunstâncias. In: ____. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. São Paulo: Editora Horizonte e EdUERJ, 2012, p. 75-107.

FOULCAULT, M. Outros espaços. In: Ditos & Escritos III ”“ Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FURTADO, Felipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.

GAMA-KHALIL, M. M. Espacialidades geradoras da ambientação fantástica em A invenção de Morel. In: BORGES FILHO, O.; BARBOSA, S. (Orgs.). Poéticas do espaço literário. São Paulo: Editora Claraluz, 2009. p. 63-74.

HARVEY, P. Dicionário Oxford de Literatura Clássica grega e latina. Tradução de Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. Introdução, tradução e notas Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.

LINS, O. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.

POE, E. A. A filosofia da composição. In: ____. Ficção completa, poesia & ensaios. Organização e tradução de Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 2001. p. 911-920.

POULET, G. O espaço proustiano. Tradução de Ana Luiza B. Martins Costa. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

REIS, C.; LOPES, A. C. M. Dicionário de narratologia. 5 ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1996.

ROAS, D. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Tradução de Julián Fuks. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.

TOMACHEVSKI, B. Temática. In: EIKHENBAUM; CHKLOVSKI; JAKOBSON. TOMACHEVSKI. Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1976. p. 169-204.

WALTY, I. L. C.; FONSECA, M. N. S.; CURY, M. Z. F. Imagens na leitura. In: ____. Palavra e imagem: leituras cruzadas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 49-69.

Publicado

2018-08-24

Cómo citar

MANTOVANI, Antonio Aparecido; VARELA, Rosana Barros. A CASA E A TELA EM A DANÇA DO JAGUAR: ESPACIALIDADES FANTÁSTICAS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12179. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12179. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a