A CASA E A TELA EM A DANÇA DO JAGUAR: ESPACIALIDADES FANTÁSTICAS
DOI :
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12179Mots-clés :
Fantástico; Espaço ficcional; Pictórico; Tereza Albues.Résumé
This article aims to analyze how occurs the intersection between the spaces of the work, physical and symbolic ”“ house and canvas ”“ in the novel A dança do jaguar, written by the authoress from Mato Grosso, Tereza Albues. In the work, that can be associated to “reasoned imagination”, variation of uncanny founded by Casares (2006), the frontier between fictional space, physical or pictoric, liquefies, contributing to the generation of the atmosphere with a necessary ambiguity to the occurrence of fantastic.
Téléchargements
Références
ALBUES, T. A dança do jaguar. Paris: Edição Zero Hora, 2000.
BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini et al. 4. ed. São Paulo: UNESP, 1998.
CHEVALIER, J.; GUEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Tradução de Vera Costa e Silva et al. 2 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.
DALCASTAGNÈ, R. O narrador e suas circunstâncias. In: ____. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. São Paulo: Editora Horizonte e EdUERJ, 2012, p. 75-107.
FOULCAULT, M. Outros espaços. In: Ditos & Escritos III ”“ Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
FURTADO, Felipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Livros Horizonte, 1980.
GAMA-KHALIL, M. M. Espacialidades geradoras da ambientação fantástica em A invenção de Morel. In: BORGES FILHO, O.; BARBOSA, S. (Orgs.). Poéticas do espaço literário. São Paulo: Editora Claraluz, 2009. p. 63-74.
HARVEY, P. Dicionário Oxford de Literatura Clássica grega e latina. Tradução de Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. Introdução, tradução e notas Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.
LINS, O. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
POE, E. A. A filosofia da composição. In: ____. Ficção completa, poesia & ensaios. Organização e tradução de Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 2001. p. 911-920.
POULET, G. O espaço proustiano. Tradução de Ana Luiza B. Martins Costa. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
REIS, C.; LOPES, A. C. M. Dicionário de narratologia. 5 ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1996.
ROAS, D. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Tradução de Julián Fuks. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.
TOMACHEVSKI, B. Temática. In: EIKHENBAUM; CHKLOVSKI; JAKOBSON. TOMACHEVSKI. Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1976. p. 169-204.
WALTY, I. L. C.; FONSECA, M. N. S.; CURY, M. Z. F. Imagens na leitura. In: ____. Palavra e imagem: leituras cruzadas. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 49-69.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.