Da omissão denunciada:
negligência intrafamiliar contra crianças e adolescentes no Creas/Mossoró-RN
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v16i34.13064Palavras-chave:
Violência, Negligência intrafamiliar, Criança, AdolescenteResumo
O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise dos casos de negligência intrafamiliar contra crianças e adolescentes no município de Mossoró, a partir dos dados coletados no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), referentes ao período de janeiro de 2009 a julho de 2012. Neste sentido será trabalhada a negligência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, destacando sua incidência, os principais agressores, bem como a idade e o sexo das vítimas, pensando-a como parte de um fenômeno social, humano, histórico, multifacetado, multideterminado e que atinge a todos indiscriminadamente: a violência. Concluí-se que a violência e suas diversas expressões é uma realidade na vida de milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Além disso, os dados obtidos chamam a atenção para o abismo entre a violência existente e aquela denunciada, que ainda está muito aquém de representar os verdadeiros números e vivências desses sujeitos.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: LCT, 1981.
AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. de A. Infância e violência fatal em família: primeiras aproximações ao nível de Brasil. São Paulo: Iglu, 1998.
______. Violência psicológica doméstica: vozes da juventude, laboratório de estudos sobre a criança. PSA/Ipusp, 2001.
BRASIL. Violência faz mal à saúde (Série B. Textos Básicos de Saúde). Brasília: 2006.
______. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde. Brasília: 2010.
______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8.069/90.
FALEIROS, Vicente de Paula; FALEIROS, Eva Silveira. Escola que protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. 2. ed. Brasília, 2008.
GUERRA, V. N. A. Violência de pais contra filhos: a tragédia revisitada. 4. ed. rev. e amp. São Paulo: Cortez, 2001.
MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 1989.
PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.
RIZZINI, Irene (coord.). Acolhendo crianças e adolescentes: experiências de promoção de direito a convivência familiar e comunitária no Brasil. Rio de Janeiro: Cortez, 2006.
SANCHEZ, Raquel Niskier; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência contra crianças e adolescentes: questão histórica, social e de saúde. In: BRASIL. Violência faz mal à saúde (Série B. Textos Básicos de Saúde). Brasília, 2006.
SILVA, Maria Liduina de Oliveira e Silva e. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código de Menores: descontinuidades e continuidades. Serviço Social e Sociedade. Ano XXVI, n. 83. São Paulo: Cortez, 2005.
UNICEF. Módulo I do Curso de Capacitação: violência doméstica contra crianças e adolescentes na modalidade violência física. Maria Leolina Couto Cunha. Centro de Combate à Violência Infantil (Cecovi). Brasília, 2003.
WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2012: crianças e adolescentes do Brasil. Disponível em: <http://www.mapadaviolencia.org.br/mapa2012_crianca.php>. Acesso em: 09/06/2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.