As interfaces da Assistências Social:
destaque à relação com a política de transportes
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v0i12.12934Palabras clave:
Assistência social, Interfaces, Vínculos orgânicosResumen
Dois são os principais propósitos deste ensaio: a) ratificar a existência de interfaces entre a política de assistência social e as demais políticas públicas (econômicas e sociais), as quais podem ser trabalhadas em prol da extensão da cidadania; b) contradizer a tendência tecnocrática de separar as políticas públicas em setores para conferir-lhes conteúdo próprio. Para ilustrar os argumentos apresentados destaca-se a relação entre a política de assistência e a política de transporte, mostrando que elas podem manter vínculos orgânicos entre si sem perder as suas identidades.
Descargas
Citas
BARAT, Josef. Transportes urbanos no Brasil: diagnóstico e perspectiva. Revista Planejamento e Políticas, Brasília, v.1, n.1, 1991.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, 1998.
CEPAL. Opciones y falsos dilemas para los anos noventa: lo nuevo y lo viejo en política social en América Latina. LC/R. 852.26 de deciembre. División de Desarrollo Social de la CEPAL. 1989.
GANNON, Colin A.; LIU, Zhi. Poverty and transport. 1997. (The World Bank Discussion Paper).
KOWARICK, Lúcio. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LUSTOSA, Theodoro de C. et al. Avaliação preliminar do transporte rural: destaque para o segmento escolar. Relatório final. Brasília-DF: Geipot, 1995.
MPAS. Rumos da nova previdência. In: GRUPO DE TRABALHO PARA A REESTRUTURAÇÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Anais. Brasília-DF, 1986. Tomo 1.
PEREIRA-PEREIRA, Potyara A. Conceitos e funções da assistência social. In: ______ . A assistência social na perspectiva dos direitos: crítica aos padrões dominantes de proteção aos pobres no Brasil. Brasília: Thesaurus, 1996.
______. Os falsos dilemas da assistência social: um esforço de compreensão crítica com base em evidências empíricas. In: ______. A assistência social na perspectiva dos direitos: crítica aos padrões dominantes de proteção aos pobres no Brasil. Brasília: Thesaurus, 1996.
ROCHA, Carla Barbosa. O benefício de prestação continuada como política de renda mínima no Brasil: uma questão centrada na pessoa portadora de deficiência. Rio de Janeiro, 2002. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANTOS, Marlene de Jesus Silva. Impacto do benefício de prestação continuada na vida de seus beneficiários no Distrito Federal: materialização do direito de assistência social. Trabalho de conclusão de curso de graduação em Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, 2003.
SILVA, José Veríssimo da. Considerações sobre a dimensão social da política de transporte no Brasil: uma contribuição à política de assistência social. Brasília: NEPPOS/CEAM/UnB, 1997.
STEIN, Rosa H. A descentralização como instrumento de ação política: o caso da assistência social. Brasília, 1997. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade de Brasília.
WORLD BANK. Social sustainability. In: SUSTAINABLE transport: priorities for policy reform: development practice. Washington, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.