Tendências contemporâneas da política de educação superior brasileira
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v19i41.14953Palavras-chave:
Crise do capital, Educação superior, PrivatizaçãoResumo
O artigo discute as principais tendências da política de educação superior no Brasil entre os anos de 1995 e 2014. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, baseado em documentos do site do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, bem como bibliografias da área. O texto está dividido em três tópicos: a mercadorização do ensino superior no governo de Fernando Henrique Cardoso, o aprofundamento das parcerias entre o público e o privado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e a disputa pelos recursos do
fundo público durante o mandato de Dilma Rousseff. Verifica-se que a ampliação da influência dos organismos internacionais, a diversificação das instituições e dos cursos, o incentivo à s parcerias e o desvio dos recursos públicos para as instituições privadas, são algumas das tendências que ora se apresentam.
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