A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica

Autores

  • Murillo Macedo Universidade de Brasília
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.7707

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação básica, letramento em informação

Resumo

Analisa a influência do letramento informacional na aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de pesquisa quase experimental, realizada com dois grupos de aprendizes da disciplina Ensino Religioso em colégio católico confessional, na cidade de Brasília-DF. Para tanto, os estudantes tiveram os conhecimentos prévios identificados, posteriormente, o grupo quase experimental teve orientações e acesso ao guia básico de letramento informacional e, por fim, após propor a resolução de um problema aos grupos, foi possível comparar os níveis de aprendizagem obtidos entre eles. O estudo utilizou a metodologia de métodos mistos, com aplicação da pesquisa-ação prática combinada ao desenho quase experimental. As técnicas de pesquisa empregadas foram o questionário, a observação participativa e os mapas conceituais, complementados com relatórios, avaliação e entrevista não estruturada. Os resultados revelaram avanço pouco significativo no desempenho acadêmico do grupo quase experimental, demonstraram também que os estudantes da educação básica ainda não possuem as competências do letramento informacional que deveriam dominar, mas sinalizaram mudanças importantes na aprendizagem dos estudantes, em especial, nos aspectos atitudinais.

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Biografia do Autor

Murillo Macedo, Universidade de Brasília

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasília

Professora adjunta da Universidade de Brasília. Experiência em Ciência da Informação e educação, atuando nos temas: letramento informacional, comunicação cientifica, comportamento informacional (estudos de usuários), aprendizagem, leitura, formação de professores, bibliotecas escolares.

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Publicado

2018-02-01

Como Citar

Macedo, M., & Gasque, K. C. G. D. (2018). A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(1), 5–22. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.7707

Edição

Seção

Artigos