A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.7707Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação básica, letramento em informaçãoResumo
Analisa a influência do letramento informacional na aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de pesquisa quase experimental, realizada com dois grupos de aprendizes da disciplina Ensino Religioso em colégio católico confessional, na cidade de Brasília-DF. Para tanto, os estudantes tiveram os conhecimentos prévios identificados, posteriormente, o grupo quase experimental teve orientações e acesso ao guia básico de letramento informacional e, por fim, após propor a resolução de um problema aos grupos, foi possível comparar os níveis de aprendizagem obtidos entre eles. O estudo utilizou a metodologia de métodos mistos, com aplicação da pesquisa-ação prática combinada ao desenho quase experimental. As técnicas de pesquisa empregadas foram o questionário, a observação participativa e os mapas conceituais, complementados com relatórios, avaliação e entrevista não estruturada. Os resultados revelaram avanço pouco significativo no desempenho acadêmico do grupo quase experimental, demonstraram também que os estudantes da educação básica ainda não possuem as competências do letramento informacional que deveriam dominar, mas sinalizaram mudanças importantes na aprendizagem dos estudantes, em especial, nos aspectos atitudinais.
Downloads
Referências
ABREU, Rosane de Albuquerque dos Santos; NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Mudanças geradas pela internet no cotidiano escolar: as relações dos professores. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 16, n. 33, p.193-203, 2006.
BHATT, R.K. Information literacy models and competencies development initiatives in India. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF ASIAN SPECIAL LIBRARIES, 2nd, Tokyo, Japan, 2011, Feb.10-12. Proceedings. Disponível em: http://units.sla.org/chapter/cas/ICoASL-2011%20Procedings-Day2.htm Acesso em: 11 ago. 2014.
BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 1999. Dispo-nível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000200008&lng=en&nrm=iso
BRANSFORD, John D; BROWN, Ann L.; COCKING, Rodney R. (org.). Como as pessoas apren-dem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: SENAC, 2007.
CAMPELLO, Bernardete Santos. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009, 209f. Tese (Doutorado em Ciência da Infor-mação) ”“ Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2009.
CAMPELLO, B. et al. A internet na pesquisa escolar: um panorama do uso da web por alunos do ensino fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTA-ÇÃO, 19, 2000, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Associação Rio-Grandense de Bibliotecá-rios, 2000. Disponível em: http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/T029.pdf Acesso em: 04 jan. 2015.
CLAXTON, Guy. Introdução: aprendendo para a vida. In: CLAXTON, Guy. O desafio da apren-dizagem ao longo da vida. São Paulo: Artmed, 2005. p. 13-24.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296p.
DEMO, PEDRO. O desafio de educar pela pesquisa na educação básica. In: DEMO, Pedro. Edu-car pela pesquisa. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. p. 5-38.
DUDZIAK, Elizabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000100003&script=sci_arttext Acesso em: 08 set. 2012.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O pensamento reflexivo na busca e no uso da infor-mação na comunicação científica. 2008, 240p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) ”“ Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: FCI/UNB, 2012.
HERNÁNDEZ SAMPIERE, Roberto; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, Maria del Pilar. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 623p.
HSIEH, Ma Lei; HOLDEN, Hugh A. The effectiveness of a university's single-session informa-tion literacy instruction. Reference Services Review, v. 38, n. 3, p. 458-473, 2010.
KANDEL, Eric. Em busca da memória. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
KOVALIK, Cindy. Information literacy and High school seniors: perceptions of the research process. School Library Research, v. 16, 2013. Disponível em:<http://www.ala.org/aasl/slr/volume16/kovalik-yutzey-piazza> Acesso em: 15 jan. 2014.
KUHLTHAU, C. C. Rethinking libraries for the information age school: vital roles in inquiry learning. In: IASL CONFERENCE, 2001, Auckland. Keynote paper. Auckland, 2001. Disponível em: http://www.iasl-online.org/events/conf/keynote-kuhlthau2001.html Acesso em: 16 jan. 2014.
LEFRANÇOIS, Guy R. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005.
MOKHTAR, I. A.; MAJID, S.; FOO, S. Information literacy education: applications of mediated learning and multiple intelligences. Library & Information Science Research, v. 30, p. 195-206, 2008. Disponível em: http://www.ntu.edu.sg/home/sfoo/publications/2008/2008LISR-Publisher.pdf Acesso em: 15 jan. 2014.
SALLEH, M. I. M. et al. Measuring the effect of information literacy on the undergraduates’ academic performance in higher education. International Conference on Social Science and Humanity. IACSIT Press, Singapore, v. 5, n. 2, p. 506-510, 2011. Disponível em: http://www.ipedr.com/vol5/no2/112-H10267.pdf Acesso em: 15 jan. 2014.
WILLIAMSON, K. et al. Information seeking and use by secondary students: the link between good price and the avoidance of plagiarism. School Library Media Research, v. 10, p. 1-13, 2007. Disponível em: http://bilby.unilinc.edu.au/webclient/StreamGate?folder_id=0&dvs=1391347877094~503&usePid1=true&usePid2=true Acesso em: 2 fev. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Murillo Macedo, Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.