Memória de som de piano em formato de rolo: a coleção Hazen
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.45666Palavras-chave:
Hazen, Rolo de piano, Sinfonias, Victoria, Best, BeethovenResumo
A coleção de rolos de piano da família Hazen, composta por 489 exemplares, é um magnífico exemplo de conservação e manutenção da memória sonora de tempos não tão distantes. No final do século 19 e início do século 20, os autopianos, pianos e pianos elétricos começaram a se tornar populares, explodindo em muitos lares burgueses na Europa e na América. A casa Hazen, principal vendedora e distribuidora de pianos em Espanha, começou com a venda e comercialização destes instrumentos e também do repertório para a sua execução: rolos de pianola. Todos os tipos de melodias foram gravadas nesses suportes, sendo as Sinfonias de Beethoven alguns dos títulos mais presentes na coleção em mãos. Embora a casa Hazen fornecesse rolos de todos os tipos e estilos com os pianos de mesa, aqueles que compunham o catálogo da casa Victoria e também da Best, subsidiária da primeira para venda e exportação para a América Latina, com um repertório mais adequado para essas latitudes. Atualmente, tanto as bibliotecas de alguma importância quanto os proprietários particulares desse tipo de mídia estão concentrando seus esforços na digitalização desses materiais para melhor preservação do patrimônio musical documental e para sua divulgação por meio de novos dispositivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Esther Burgos Bordonau
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.