O lugar das questões de gênero na pesquisa em Design da Informação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.37386Palavras-chave:
Informação e tecnologia, Design da informação, Gênero, FeminismoResumo
A partir da constatação de que a segregação das mulheres na produção científica ao longo da História representa um problema quanto à exclusão de uma perspectiva não androcêntrica nos diferentes campos científicos, emergiu uma questão que guiou a presente pesquisa: qual a proporção de estudos feministas e de gênero nas publicações em Design da Informação? Com o objetivo de traçar um panorama das pesquisas relacionadas aos termos e discutir um cenário de tendências futuras de pesquisas, foram realizadas buscas bibliográficas com foco na combinação dos termos Design da Informação e feminismo, mulher e gênero em dois periódicos do Design da Informação: a Infodesign Revista Brasileira de Ciência da Informação, e o Information Design Journal; e nos anais do Congresso Internacional de Design da Informação. A hipótese inicialmente estabelecida - de que há uma escassez de trabalhos com temáticas referentes a feminismo e a questões de gênero nas pesquisas em Design da Informação - foi confirmada, o que representa uma lacuna a ser preenchida por mais estudos necessários sobre a temática. Ademais, a convergência com a Ciência da Informação é positiva em relação a esse aspecto, por tratar-se de uma ciência social aplicada que traz às pesquisas em torno da informação perspectivas humanas, sociais e culturais.
Downloads
Referências
AMORÓS, Celia. Hacia uma crítica a razón patriarcal. Barcelona: Anthropos, 1991.
BAUR, Ruedi. Diseño global y diseño contextual. In: FERNÁNDEZ, Silvia.; BONSIEPE, Gui. Historia del Diseño en América Latina y el Caribe. São Paulo: Blucher, 2008. p. 232-237, 2008.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
FEDERICCI, Silvia. Caliban e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
GILLES, Mary E. (Org.). Mujeres en la Inquisición. La persecución del Santo Oficio en España y el Nuevo Mundo, Barcelona: Martínez Roca, 2000.
LANDIM, Laís Alpi. O Design da Informação em Ambientes Digitais Ehealth: Aspectos Socioculturais e Cognitivos, 103 f, Dissertação (Mestrado), Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2019.
LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 271-284, dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300016&lng=en&nrm=iso >. Acessado em: 25 nov. 2019.
LINO, Tayane Rogeria; MAYORGA, Cláudia. As mulheres como sujeitos da Ciência: uma análise da participação das mulheres na Ciência Moderna. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. 7, n. 3, p. 96-107, 2016.
MIZRAHI, Liliana. Las Mujeres y La Culpa: Herederas de una moral inquisidora. Buenos Aires: Bueno Hacer, 2003. Disponível em: http://pachami.com/LilianaMizrahi/MujeresyCulpa/LasMujeresylaCulpa.pdf
OLINTO, Gilda. A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, Brasília, v. 5, n. 1, 2011.
OLIVEIRA, J. O. A. D. B. E.; JORENTE, M. J. V. Design da informação e ciência da informação: uma aproximação possível. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16, 2015.
ORNA, E. Collaboration between library and information Science and information design disciplines. On what? Why? Potential benefits? Information Research, v. 4, n. 12, 2007.
SAN SEGUNDO, Rosa. Reseña histórica de la situación educativa de la mujer y su acceso al conocimiento. 2019. 52 slides.
TRAMULLAS SAZ, Jesús. Planteamiento y componentes de la disciplina information design. Cuadernos de Documentación Multimedia, v. 10, 2000.
VARELA, Nuria. Feminismo para principiantes. Barcelona: Ediciones B. S. A., 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Laís Alpi Landim, Maria José Vicentini Jorente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.