Acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas universitárias: estudo de caso no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22362

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Inclusão. Acessibilidade. Tecnologia Assistiva. Pessoas com necessidades educacionais especiais.

Resumo

O presente artigo discute os resultados de uma pesquisa que analisou as condições de acessibilidade e o uso de tecnologia assistiva no Sistema de Bibliotecas (SIBI) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Trata-se de um estudo de caso, que investigou a aplicação das políticas públicas de inclusão no SIBI do CEFET-MG. Para realização do estudo, foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: a observação realizada em duas bibliotecas do SIBI; questionários enviados através do Google docs para os bibliotecários chefes do SIBI; e entrevistas semi-estruturadas para três alunos(as) com necessidades educacionais especiais. Os resultados mostram avanços como: o recebimento de alunos(as) com necessidades educacionais especiais na instituição de ensino analisada; a construção ou adaptação de prédios acessíveis; o fornecimento de tecnologias para auxiliar os estudantes com alguma necessidade educacional especial nos estudos; e o acolhimento pela maior parte da comunidade acadêmica. No entanto, constatou-se também a necessidade de articulação intersetorial, treinamento de servidores e melhora nas condições de acessibilidade e tecnologia assistiva.

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Biografia do Autor

Kátia Gonçalves dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2019). Especialista em Educação à Distância pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG (2013). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Atualmente Bibliotecária do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.

Keila Auxiliadora Carvalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG, Brasil

Professora Adjunta de História do Brasil Republicano e do Programa de  Pós Graduação em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense -UFF, com tese defendida na área de políticas públicas no Brasil Republicano. Pós-doutoranda em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz - COC/Fiocruz. Atualmente desenvolve pesquisas envolvendo os seguintes temas: história política, memória, história oral, história da saúde e das doenças. Tem experiência na área de História do Brasil Contemporâneo, com destaque para os temas: cultura política, identidade, biografias, modernização, políticas públicas.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Santos, K. G. dos, & Carvalho, K. A. (2019). Acessibilidade e tecnologia assistiva em bibliotecas universitárias: estudo de caso no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 5–19. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22362

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