A competência informacional no ensino superior tecnológico: um estudo sobre os discentes e docentes do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da União Educacional de Brasília (UNEB)

Autores

  • Ronald Emerson Scherolt da Costa Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Competência em informação;, Competência informacional;, Informação;, Ensino superior;, Tecnológico

Resumo

A Sociedade da Informação é caracterizada pelo uso massivo de tecnologia e pelo aumento vertiginoso da quantidade de informação disponível. Os cursos superiores na área de Tecnologia da Informação (TI) necessitam preparar seus egressos para o uso e domínio das tecnologias e da informação, para que assim possam exercer de maneira adequada suas futuras tarefas profissionais, sociais, culturais e científicas, como cidadão competente em informação e integrado a esta nova Sociedade. A pesquisa de mestrado utilizou como parâmetros os objetivos e resultados esperados para o desenvolvimento de Competência Informacional sintetizado por Dudziak (2003) tomando por base os Padrões de Competência Informacional para o Ensino Superior propostos pela Association of College and Research Libraries (ACRL). Por meio de uma abordagem quali-quantitativa objetivou-se analisar se os discentes e docentes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) da União Educacional de Brasília (UNEB) têm conhecimento dos fundamentos para a aquisição de competência informacional na sua formação; identificar o nível de competência informacional dos discentes e docentes; conhecer os procedimentos utilizados pelos discentes e docentes na busca e uso da informação; identificar ações no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), em iniciativas das Coordenações de Curso, dos Professores e da Biblioteca relacionadas ao desenvolvimento da competência informacional dos discentes; e relacionar o nível de competência informacional com o coeficiente de desempenho dos alunos e o nível de formação dos professores. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 50 questões abertas e fechadas, aplicado a uma amostra intencional, em junho de 2011, além de uma entrevista, aplicada a alguns membros da direção, coordenação e biblioteca da IES. De forma geral, verificou-se que os alunos e professores dos Cursos de TI da UNEB, participantes da pesquisa, indicaram que possuem a maioria das habilidades relacionadas à competência informacional, sendo possível afirmar que os discentes e docentes possuem compreensão sobre os preceitos das normas da ACRL (2000). O estudo da temática demonstrou a importância de se assegurar a Competência informacional em qualquer formação, entendida como uma competência transversal, necessária a todo o cidadão da Sociedade da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronald Emerson Scherolt da Costa, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Sistemas de Informação, pós-graduação em Software Livre e em Docência da Educação Superior. É Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB-2011). Foi professor das disciplinas de Informática na Educação, Algoritmos, Linguagem de Programação I e Arquitetura de Computadores. Atuou como Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Ênfase em Software Livre), no Instituto Superior de Educação Franciscano Nossa Senhora de Fátima, autorizando o referido curso com conceito máximo pelo MEC. Foi Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Jesus Maria José (FAJESU), obtendo a melhor nota do Centro-Oeste no ENADE 2008. Atuou como Coordenador de todos os Cursos Superiores na área de TI da UNEB, onde aplicou sua pesquisa de Mestrado. Possui experiência na área de Informática, especialmente em programação, administração de redes, sistema operacional GNU/Linux, multiterminais, software livre e ferramentas Web. Coordenou o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre no Distrito Federal em 7 edições (2007-2013), sendo premiado em 2010 pelo SERPRO no CONSEGI 2010 por sua atuação em prol do Software Livre no DF. Militar do Exército Brasileiro (1º Sargento de Artilharia) foi convidado para integrar o Gabinete Pessoal da Presidência da República, em 2010, para atuar no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) com Inclusão Digital. Esteve à disposição do Ministério das Comunicações, trabalhando no Departamento de Banda Larga da Secretaria de Telecomunicações como Assessor Técnico no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Foi Coordenador do Curso Superior de Bacharelador em Sistemas de Informação da Rede de Ensino JK, nas unidades Samambaia, Guará e Gama II, também atuou como Professor e Coordenador de Cursos Superiores Tecnológicos no Centro de Educação Superior de Brasília (IESB) no campus OESTE. Atualmente trabalha como Assessor Técnico na Coordenação-Geral de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação do Departamento de Participação Social na Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Secretaria Geral da Presidência da República e desenvolve a atividade de Coordenador dos Cursos Superiores na área de Tecnologia da Informação da Faculdade JK, assim como a função de Coordenador de TICs da Faculdade Metropolitana do Recanto das Emas.

Downloads

Como Citar

Costa, R. E. S. da. (2015). A competência informacional no ensino superior tecnológico: um estudo sobre os discentes e docentes do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da União Educacional de Brasília (UNEB). Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(2), 285–286. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2124

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações