A representação na arquivística contemporânea

Autores

  • Natália Bolfarini Tognoli Unesp

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v5.n1-2.2012.1729

Palavras-chave:

fundos de arquivo, Princípio da proveniência, descrição arquivística

Resumo

O arranjo e a descrição dos documentos de arquivo podem ser considerados os dois processos nucleares da teoria e da prática arquivística que compartilham o mesmo objetivo: representar o conhecimento arquivístico. Esta representação está baseada fundamentalmente na aplicação do princípio da proveniência e no conceito de fundo documental. O presente artigo busca discutir especificamente a descrição arquivística, em face das mudanças e propostas de uma abordagem pós-moderna da disciplina que propõe o conceito de fundo e o princípio da proveniência como norteadores conceituais e não como entidades físicas ”“ como até o momento se supunha ”“ no processo de representação. Para tanto, são apresentadas as perspectivas teóricas dos estudos canadenses e australianos que se apresentam na vanguarda do movimento pós-moderno, discutindo as bases teóricas da Arquivística Moderna, face à realidade dinâmica da produção documental contemporânea. Ao final, concluí-se que a abordagem pós-moderna parece ser a mais capacitada para lidar com as questões contemporâneas, uma vez que vai mais fundo nas questões sobre a representação arquivística e sua relação entre o arquivista, o contexto de criação dos documentos e o usuário.

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Biografia do Autor

Natália Bolfarini Tognoli, Unesp

Bacharel em Arquivologia. Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI- Unesp. Atualmente é bosista de pesquisa na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP

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Como Citar

Tognoli, N. B. (2013). A representação na arquivística contemporânea. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 5(1-2), 79–92. https://doi.org/10.26512/rici.v5.n1-2.2012.1729

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